Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
Title: O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
Other Titles: The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Hilmara Xavier.
GOMES, Cristina Conserva.
Keywords: História da Paraíba - livro didático;Livro didático de História da Paraíba;Ensino de História da Paraíba;History of Paraíba - textbook;Teaching History of Paraíba
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares.
Keywords: História da Paraíba - livro didático
Livro didático de História da Paraíba
Ensino de História da Paraíba
History of Paraíba - textbook
Teaching History of Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA - INSTRUMENTO DE MÚLTIPLAS FACES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfO livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010117.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.