Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Praticamente todos os livros didáticos de história apresentam uma seção de exercícios. Exercício, atividade, dever, tarefa, trabalho, questionário, inúmeras são as formas de se referir a este elemento. Se observado a partir de sua materialidade favorece a percepção dos conteúdos ensinados, as capacidades e habilidades a serem desenvolvidas, as formas de avaliar e fixar o conteúdo, exercitar a compreensão, aprofundar o entendimento do assunto, orientar pesquisas, promover momentos de socialização, etc. Nesse sentido os exercícios se constituem em estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação e socialização caracterizando-se, desse modo, como um aspecto pedagógico do livro didático e como um dos elementos da cultura escolar. Eles tanto fazem parte dos métodos de ensino e aprendizagem quanto dos processos avaliativos. Sendo assim, estão articulados ao conceito de aprendizagem subjacente às práticas educacionais, o qual pode estar ligado desde a práticas de memorização e repetição a procedimentos mais complexos de aprendizagem. O conjunto de exercícios/atividades presentes nos livros didáticos são os indícios do que o aluno deve aprender e como deve aprender. Sendo assim, o livro didático não é apenas um livro elaborado para expor os conteúdos de determinada disciplina, é também, um livro pedagógico, que expõe concepções de aprendizagem e metodologias de ensino. Neste trabalho apresentamos a análise realizada sobre os exercícios da coleção de livros didáticos “História e Vida”, voltada para as séries/anos finais do ensino fundamental, de autoria de Claudino Piletti e Nelson Piletti, em duas edições, um dos anos de 1990 e outra dos anos 2000. Os objetivos principais são: identificar a quantidade de exercícios por capítulo/unidade, as ações propostas para os alunos (competências que devem ser desenvolvidas), o objeto utilizado para a realização do exercício, os agentes envolvidos na execução e o tipo de conteúdo abordado. (Cf. FREITAS:2009). Este estudo faz parte do projeto “mudanças e permanências nos exercícios dos livros didáticos de história: as teorias da aprendizagem e suas abordagens” desenvolvido no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe sob a orientação do professor Itamar Freitas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T10:18:57Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T10:18:57Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Exercícios - livros didáticos de História | pt_BR |
dc.subject | Análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Coleção de livros didáticos História e Vida | pt_BR |
dc.subject | History textbooks | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Elementary education - History textbook | pt_BR |
dc.subject | Exercises - History textbooks | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis | pt_BR |
dc.subject | History and Life textbook collection | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOURA, Ana Maria Garcia. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Exercises in elementary school History textbooks: an analysis of editions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOURA, Ana Maria Garcia. Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 635-644. ISSN: 2179 2011. Disponível em: | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS EXERCÍCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010 | 120.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.