Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPraticamente todos os livros didáticos de história apresentam uma seção de exercícios. Exercício, atividade, dever, tarefa, trabalho, questionário, inúmeras são as formas de se referir a este elemento. Se observado a partir de sua materialidade favorece a percepção dos conteúdos ensinados, as capacidades e habilidades a serem desenvolvidas, as formas de avaliar e fixar o conteúdo, exercitar a compreensão, aprofundar o entendimento do assunto, orientar pesquisas, promover momentos de socialização, etc. Nesse sentido os exercícios se constituem em estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação e socialização caracterizando-se, desse modo, como um aspecto pedagógico do livro didático e como um dos elementos da cultura escolar. Eles tanto fazem parte dos métodos de ensino e aprendizagem quanto dos processos avaliativos. Sendo assim, estão articulados ao conceito de aprendizagem subjacente às práticas educacionais, o qual pode estar ligado desde a práticas de memorização e repetição a procedimentos mais complexos de aprendizagem. O conjunto de exercícios/atividades presentes nos livros didáticos são os indícios do que o aluno deve aprender e como deve aprender. Sendo assim, o livro didático não é apenas um livro elaborado para expor os conteúdos de determinada disciplina, é também, um livro pedagógico, que expõe concepções de aprendizagem e metodologias de ensino. Neste trabalho apresentamos a análise realizada sobre os exercícios da coleção de livros didáticos “História e Vida”, voltada para as séries/anos finais do ensino fundamental, de autoria de Claudino Piletti e Nelson Piletti, em duas edições, um dos anos de 1990 e outra dos anos 2000. Os objetivos principais são: identificar a quantidade de exercícios por capítulo/unidade, as ações propostas para os alunos (competências que devem ser desenvolvidas), o objeto utilizado para a realização do exercício, os agentes envolvidos na execução e o tipo de conteúdo abordado. (Cf. FREITAS:2009). Este estudo faz parte do projeto “mudanças e permanências nos exercícios dos livros didáticos de história: as teorias da aprendizagem e suas abordagens” desenvolvido no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe sob a orientação do professor Itamar Freitas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleOs exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072-
dc.date.accessioned2024-01-23T10:18:57Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T10:18:57Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectExercícios - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticospt_BR
dc.subjectColeção de livros didáticos História e Vidapt_BR
dc.subjectHistory textbookspt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectElementary education - History textbookpt_BR
dc.subjectExercises - History textbookspt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectHistory and Life textbook collectionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Ana Maria Garcia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExercises in elementary school History textbooks: an analysis of editions.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Ana Maria Garcia. Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 635-644. ISSN: 2179 2011. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS EXERCÍCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfOs exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010120.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.