Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
Title: Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância.
Other Titles: School childhood in Paraíba: republican ideology and the discourse on childhood.
???metadata.dc.creator???: QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega.
CARNEIRO, Luciana Priscila Santos.
Keywords: Infância escolar;Discursos sobre a infância;Estudos culturais;Sociologia;Educação infantil - Paraíba;História da educação infantil - Paraíba;Invenção da infância;School childhood;Speeches about childhood;Cultural studies;Sociology;Early childhood education - Paraíba;History of early childhood education - Paraíba;Childhood invention
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega; CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 580-591. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
???metadata.dc.description.resumo???: Os discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares.
Keywords: Infância escolar
Discursos sobre a infância
Estudos culturais
Sociologia
Educação infantil - Paraíba
História da educação infantil - Paraíba
Invenção da infância
School childhood
Speeches about childhood
Cultural studies
Sociology
Early childhood education - Paraíba
History of early childhood education - Paraíba
Childhood invention
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFÂNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA - O IDEÁRIO REPUBLICANO- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfInfância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010152.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.