Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNesta comunicação procuraremos entender como as idéias de Maximiano Lopes Machado e de Irineu Ferreira Pinto foram apropriadas e divulgadas pelo saber histórico escolar, principalmente através da historiografia didática produzida na década de 1970, sobre a qual nos deteremos mais adiante. Nossos estudos indicam que as narrativas de ambos constituíram-se, até recentemente, como as idéias-força dessa historiografia sobre a história da Paraíba dos períodos colonial e imperial, incluindo o chamado período holandês. Trata-se de construções que, presentes em diferentes espaços de produção e difusão do saber histórico (notadamente, nos livros didáticos e no ensino de história nas escolas, mas também na propaganda oficial e nos meios de comunicação), colaboraram profundamente para a constituição de uma consolidada cultura histórica local acerca daquele período. Também, segundo esta perspectiva, analisamos dois livros didáticos, dos primeiros escritos sobre a história da Paraíba com essa finalidade. São eles: História da Paraíba: período colonial e Brasil Reino [1971, 1972 e 1974], de Carmem Coêlho de Miranda Freire e Pequena História da Paraíba [1975] de Vilma dos Santos Cardoso Monteiro. As suas autoras, além de serem professoras de História, também eram, tal como Maximiano Machado e Irineu Pinto, vinculadas, como sócias efetivas, a um Instituto Histórico, no caso de ambas, o Paraibano. As obras foram escritas, e este é outro importante laço que as une, na mesma década, os anos 1970, marcada pelas reformas educacionais do regime militar que se instalara no Brasil em 1964 e que, entre outras medidas, definira um novo lugar para o ensino de História. Compreendemos que entender esses processos de institucionalização, no nosso caso, o do saber histórico elaborado e disseminado através de autores vinculados aos Institutos Históricos, inclusive através de livros didáticos, é uma das tarefas da história cultural. Tal como Chartier entendemos que ela “tem por principal objeto identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler”. E, como estaremos dialogando com autores que tiveram vínculos com tais institutos, e neste capítulo em especial com autoras de livros didáticos, e tendo em vista que o norte das suas idéias e práticas veio do IHGB, fazer tais articulações é tarefa fundamental. Compreendemos, assim como estes autores, a importância dos livros didáticos e procuraremos demonstrar como, nos casos que estudamos, eles têm sido veículos importantes de uma determinada cultura histórica, aquela produzida no seio dos Institutos Históricos, que se tornou hegemônica na sociedade paraibana desde as obras de Maximiano Machado e Irineu Ferreira Pinto, produzidas entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Cultura histórica essa marcada por pressupostos que as autoras dos livros didáticos que analisamos se encarregaram de reproduzir, especialmente quanto ao tratamento dado ao período holandês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleManuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34074-
dc.date.accessioned2024-01-23T10:39:14Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T10:39:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.subjectBrasil colôniapt_BR
dc.subjectDomínio holandês - Paraíbapt_BR
dc.subjectHolandeses na Paraíba - históriapt_BR
dc.subjectManuais didáticos de História da Paraíbapt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectHistoriografia didática 1970pt_BR
dc.subjectPeríodo holandês - História da Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMaximiano Machado - História da Paraíbapt_BR
dc.subjectIrineu Ferreira Pinto - História da Paraíbapt_BR
dc.subjectHistory of Paraíbapt_BR
dc.subjectColonial Brazilpt_BR
dc.subjectDutch rule - Paraíbapt_BR
dc.subjectDutch in Paraíba - historypt_BR
dc.subjectHistory of Paraíba teaching manualspt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectDidactic historiography 1970pt_BR
dc.subjectDutch period - History of Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectMaximiano Machado - History of Paraíbapt_BR
dc.subjectIrineu Ferreira Pinto - History of Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENESES, Hérick Dayann Morais de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunity movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campinas union of social teams (1950/1970)pt_BR
dc.identifier.citationMENESES, Hérick Dayann Morais de. Manuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 563-579. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34074pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA PARAÍBA E O PERÍODO HOLANDÊS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfManuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 181.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.