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Title: Meios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana de 1849-1860.
Other Titles: Means of governing, ways of disciplining: a comparative study of the General Regulations of the Paraíba Instruction of 1849-1860.
???metadata.dc.creator???: MIRANDA, Itacyara Viana.
CURY, Cláudia Engler.
Keywords: Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana;História da educação paraibana;Educação na paraíba - século XIX;Nova História Cultural;Disciplina;Regras de conduta - professores;Documentos normativos - educação;General Regulations of the Paraibana Instruction;History of education in Paraíba;Education in Paraíba - 19th century;New Cultural History;Discipline;Rules of conduct - teachers;Normative documents - education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MIRANDA, Itacyara Viana; CURY, Cláudia Engler. Meios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos regulamentos gerais da instrução paraibana de 1849-1860. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 645-654. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34075
???metadata.dc.description.resumo???: Os Regulamentos Gerais da Instrução são documentos oficiais apresentados pelo corpo administrativo da instrução na província paraibana para regular e normatizar não só a estrutura física e material dos locais de aula, como é o caso da mobília e da própria sala, mas também para regular e normatizar os sujeitos da educação, dentre os quais destaco os professores e os alunos. A disciplina e a punição são elementos de controle apontados pelos Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba que serão utilizados no trabalho a que se pretende como o principal corpus documental. O objetivo é efetivar um estudo comparativo entre os Regulamentos Gerais de 1849, que se divide em duas partes a de 15 e 20 de janeiro e o de 1860, apontando as suas semelhanças e diferenças quanto às regras de conduta e as posturas adequadas para professores e alunos. Por meio dos rastros e dos indícios deixados pelas fontes, seguiremos procurando alguns elementos das práticas instrucionais, mesmo assim o sabendo que estaremos lidando com prescrições de práticas. As concepções teórico-metodológicas da Nova História Cultural nos servirão de base para a leitura e interpretação da documentação. Esse trabalho é parte integrante das pesquisas direcionadas para a elaboração de uma dissertação de mestrado, que se encontra em andamento.
Keywords: Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana
História da educação paraibana
Educação na paraíba - século XIX
Nova História Cultural
Disciplina
Regras de conduta - professores
Documentos normativos - educação
General Regulations of the Paraibana Instruction
History of education in Paraíba
Education in Paraíba - 19th century
New Cultural History
Discipline
Rules of conduct - teachers
Normative documents - education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34075
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

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MEIOS DE GOVERNAR, FORMAS DE DISCIPLINAR - UM ESTUDO COMPARATIVO DOS REGULAMENTOS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfMeios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana de 1849-1860. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 201098.54 kBAdobe PDFView/Open


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