Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076
Title: Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930.
Other Titles: Modernity and schooling: isolated chairs. Princess Isabel/PB. 1920-1930.
???metadata.dc.creator???: ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra.
ANANIAS, Mauricéia.
Keywords: Princesa Isabel - PB - educação;Alice Maia - Professora Leiga;História da Educação - Princesa Isabel - PB;Grupo escolar - Paraíba;Professores leigos;História da Educação paraibana;História de Princesa Isabel - PB;Princess Isabel - PB - education;Alice Maia - Lay Teacher;History of Education - Princess Isabel - PB;School group - Paraíba;Lay teachers;History of Education in Paraíba;History of Princess Isabel - PB
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra; ANANIAS, Mauricéia. Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 501-514. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana.
Keywords: Princesa Isabel - PB - educação
Alice Maia - Professora Leiga
História da Educação - Princesa Isabel - PB
Grupo escolar - Paraíba
Professores leigos
História da Educação paraibana
História de Princesa Isabel - PB
Princess Isabel - PB - education
Alice Maia - Lay Teacher
History of Education - Princess Isabel - PB
School group - Paraíba
Lay teachers
History of Education in Paraíba
History of Princess Isabel - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODERNIDADE E ESCOLARIZAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfModernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010116.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.