Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3408
Title: Proposta de atividade com a calculadora no ensino fundamental.
Other Titles: Proposal of activity with the calculator in elementary school.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mário André de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREGRINO, Daniel Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jefferson Abrantes dos.
Keywords: Educação matemática;Calculadora e ensino;Atividades cognitivas;Estimativas numéricas;Problemas matemáticos;Matemática contextualizada;Ensino de matemática;Uso didático da calculadora;Cálculo mental;Mathematics teaching;Didactic use of the calculator
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mário André de. Proposta de atividade com a calculadora no ensino fundamental. 2013. 56f. (Dissertação de Mestrado em Matemática) Programa de Pós-Graduação em Matemática, Mestrado Profissional PROFMAT, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho propomos uma coletânea de atividades subdivididas em características significativas, tais como estimativas numéricas, problemas contextualizados, verificação de alguns cálculos padrões, curiosidades variadas, jogos e investigações, dentre outras, com o intuito de conduzir os alunos a extraírem o melhor das suas potencialidades. As abstrações sobre o uso de algumas ferramentas, presentes nesse trabalho, são apenas uma pequena amostra em um conjunto bastante diverso, tendo como propósito estimular e incentivar os professores de Matemática, esperando que os alunos fiquem mais focados no essencial, que é o raciocínio lógico, as estratégias e as descobertas. Apresentamos um breve relato da história das calculadoras e de suas implicações pedagógicas, objeto principal da nossa abordagem, e o uso geral de algumas tecnologias, como instrumento de apoio ao ensino da Matemática, baseados nos parâmetros curriculares nacionais, além de sugestões de outras etapas metodológicas.
Abstract: In this work we propose a collection of activities, subdivided into certain significant characteristics, such as numerical, some contextualized problems, remarks about some calculations patterns, varied curiosities, games and investigations, among others, in order to lead students to extract the best of their potentialities. The abstractions on the use of some tools, present in this work, are only a small sample in a universe quite diverse, with the purpose to stimulate and encourage teachers of mathematics, hoping that students become more focused on the essential, which are the logical, strategies and findings. Also, we present a brief account of the history of the calculators and their pedagogical implications, main object of our approach, plus the general use of some technologies as tools to support the teaching of mathematics, based on the national curriculum guidelines, and suggestions for others methodological steps.
Keywords: Educação matemática
Calculadora e ensino
Atividades cognitivas
Estimativas numéricas
Problemas matemáticos
Matemática contextualizada
Ensino de matemática
Uso didático da calculadora
Cálculo mental
Mathematics teaching
Didactic use of the calculator
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3408
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRIO ANDRÉ DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PROFMAT 2013..pdfMário André de Oliveira - Dissertação PROFMAT 2013.1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.