Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080
Title: Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História.
Other Titles: Misconceptions about the study of Africa and the sociability spaces of Afro-Brazilians: a proposal for teaching History.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Germana Guimarães.
ROCHA, Solange Pereira da.
Keywords: Ensino de História;Estudos da África;África;Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade;População negra no Brasil;Mestiçagem - Brasil;Negritude;Educação étnico-racial;Teaching History;African Studies;Afro-Brazilians - spaces for sociability;Black population in Brazil;Miscegenation - Brazil;Blackness;Ethnic-racial education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Germana Guimarães; ROCHA, Solange Pereira da. Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 735-746. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080
???metadata.dc.description.resumo???: Na sociedade brasileira do início do século XXI, o preconceito etnicorracial apresenta- se como um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população negra; que, em sua maioria, sofre literalmente na pele os efeitos da desigualdade social e da má distribuição de renda existente no país. Neste sentido, abordar a história do povo negro e de seu continente se torna um grande desafio para a atual geração de historiadores, sobretudo considerando que tradicionalmente a historiografia priorizou enfoques sobre a história da população negra que valorizava a ótica do branco colonizador, através de representações eurocêntricas. Partindo do pressuposto da necessidade em discutir as questões étnicas, pois além de sermos tributários de uma cultura européia somos também tributários de várias culturas africanas, desejamos nesse estudo verificar os discursos em torno do continente africano e a repercussão destes na construção dos espaços de sociabilidades dos afro-brasileiros na transição do século XIX para o século XX. É através dessa análise que verificaremos o contexto de inferioridade e de exclusão que foi direcionado aos negros, assim também como ao continente africano.
Keywords: Ensino de História
Estudos da África
África
Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade
População negra no Brasil
Mestiçagem - Brasil
Negritude
Educação étnico-racial
Teaching History
African Studies
Afro-Brazilians - spaces for sociability
Black population in Brazil
Miscegenation - Brazil
Blackness
Ethnic-racial education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EQUÍVOCOS SOBRE O ESTUDO DA ÁFRICA E DOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADES DOS AFRO-BRASILEIROS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfEquívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010139.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.