Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, V. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee1IDLAYS OLIVEIRA DOS SANTOS, VANESSA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743479382957575pt_BR
dc.contributor.referee2CASADO, Wellison Gomes.-
dc.contributor.referee2IDCASADO, W. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918770916990317pt_BR
dc.description.resumoAs disciplinas de exata no ensino médio, em específico de química são apontadas como muito abstratas e com linguagens muito técnicas e que podem dificultar a associação do cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula. Neste trabalho buscou-se identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado de química no ensino médio, e os fatores que influenciam nesse processo de ensino e aprendizagem. Assim a pesquisa será realizada através de uma análise de artigos do Google acadêmico no intervalo de 2013-2023. O presente estudo fundamentou-se em um método de pesquisa quantitativo, qualitativo e bibliográfico. Buscamos grupos de pesquisas e artigos que apontaram algumas das variáveis que possam influenciar nesse processo tão complexo. A base matemática, o desenvolvimento de novas metodologias e a falta de infraestrutura foram alguns dos fatores que foram apontados como entraves no ensino de química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleDossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico.pt_BR
dc.date.issued2023-11-07-
dc.description.abstractExact science subjects in high school, specifically chemistry, are seen as very abstract and with very technical languages that can make it difficult to associate everyday life with the content covered in the classroom. This work sought to identify the main difficulties faced by students in learning chemistry in high school, and the factors that influence this teaching and learning process. Therefore, the research will be carried out through an analysis of articles from Google Scholar in the period 2013-2023. The present study was based on a quantitative, qualitative and bibliographic research method. We will look for research groups and articles that point out the variables that could influence this complex process. We hope to dialogue, reflect, problematize and outline an overview of the main difficulties encountered by high school students in the chemistry discipline, and also base future research that points to the solution of these problems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34081-
dc.date.accessioned2024-01-23T13:55:48Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T13:55:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectGoogle acadêmicopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino médiopt_BR
dc.subjectQuímica - formação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de química - pesquisas - ensino médiopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectGoogle Scholarpt_BR
dc.subjectChemistry - high schoolpt_BR
dc.subjectChemistry - teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching chemistry - research - high schoolpt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - docenciapt_BR
dc.subjectQuímica - escuela secundariapt_BR
dc.subjectQuímica - formación del profesoradopt_BR
dc.subjectEnseñanza química - investigación - secundariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Isadora Shirley de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDossier of research in chemistry teaching on the difficulties in high school, on the Google Scholar platform.pt_BR
dc.title.alternativeDossier de investigación en enseñanza de la química sobre las dificultades en secundaria, en la plataforma Google Scholar.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Isadora Shirley de Oliveira. Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico. 2023. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLas materias exactas en la escuela secundaria, específicamente química, se destacan como muy abstractos y con lenguajes muy técnicos que pueden dificultar la asociación de los vida diaria con los contenidos tratados en el aula. En este trabajo buscamos identificar las principales dificultades de los estudiantes en el aprendizaje de la química en la enseñanza medio, y los factores que influyen en este proceso de enseñanza y aprendizaje. Entonces el La investigación se realizará a través de un análisis de artículos de Google Scholar en el rango 2013-2023. El presente estudio se basó en un método de investigación cuantitativos, cualitativos y bibliográficos. Buscamos grupos de investigación y artículos que Señaló algunas de las variables que podrían influir en este complejo proceso. A base matemática, el desarrollo de nuevas metodologías y la falta de infraestructura Estos fueron algunos de los factores que se destacaron como obstáculos para la enseñanza de la química.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISADORA SHIRLEY DE OLIVEIRA SILVA - LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfIsadora Shirley de Oliveira Silva - Licenciatura em Química CES 2023274.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.