Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
Title: Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas.
Other Titles: In the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Maria Lindací.
CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Territórios remanescentes quilombolas;Educação quilombola;Escolas quilombolas;Povos tradicionais;Quilombolas;Comunidades negras rurais;Educação rural quilombola;Comunidades remanescentes quilombolas;Comunidade Quilombola do Grilo - PB;Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB;Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB;Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB;Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB;Grilo - comunidade quilombola - PB;Lei 10.639 de 2003;Teoria da mestiçagem - Brasil;Cultura afro-brasileira;Cultura patrimonial afro-brasileira;Educação patrimonial afro-brasileira;Cosmovisão africana;Quilombola remaining territories;Quilombola education;Quilombola schools;Traditional people;Rural Black Communities;Quilombola rural education;Remaining quilombola communities;Quilombola do Grilo Community - PB;Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB;Caiana dos Matias Quilombola Community - PB;Caiana dos Matias - quilombola community - PB;Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB;Grilo - quilombola community - PB;Law 10,639 of 2003;Miscegenation theory - Brazil;Afro-Brazilian culture;African worldview;Afro-Brazilian heritage culture;Afro-Brazilian heritage education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
???metadata.dc.description.resumo???: A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade.
Keywords: Territórios remanescentes quilombolas
Educação quilombola
Escolas quilombolas
Povos tradicionais
Quilombolas
Comunidades negras rurais
Educação rural quilombola
Comunidades remanescentes quilombolas
Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB
Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB
Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB
Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB
Grilo - comunidade quilombola - PB
Lei 10.639 de 2003
Teoria da mestiçagem - Brasil
Cultura afro-brasileira
Cultura patrimonial afro-brasileira
Educação patrimonial afro-brasileira
Cosmovisão africana
Quilombola remaining territories
Quilombola education
Quilombola schools
Traditional people
Rural Black Communities
Quilombola rural education
Remaining quilombola communities
Quilombola do Grilo Community - PB
Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB
Caiana dos Matias Quilombola Community - PB
Caiana dos Matias - quilombola community - PB
Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB
Grilo - quilombola community - PB
Law 10,639 of 2003
Miscegenation theory - Brazil
Afro-Brazilian culture
African worldview
Afro-Brazilian heritage culture
Afro-Brazilian heritage education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOS TERRITÓRIOS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfNos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010104.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.