Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleNos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085-
dc.date.accessioned2024-01-23T18:37:46Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T18:37:46Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTerritórios remanescentes quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectEscolas quilombolaspt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectComunidades negras ruraispt_BR
dc.subjectEducação rural quilombolapt_BR
dc.subjectComunidades remanescentes quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Grilo - PBpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PBpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Matias - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Matias - comunidade quilombola - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PBpt_BR
dc.subjectGrilo - comunidade quilombola - PBpt_BR
dc.subjectLei 10.639 de 2003pt_BR
dc.subjectTeoria da mestiçagem - Brasilpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura patrimonial afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação patrimonial afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCosmovisão africanapt_BR
dc.subjectQuilombola remaining territoriespt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectQuilombola schoolspt_BR
dc.subjectTraditional peoplept_BR
dc.subjectRural Black Communitiespt_BR
dc.subjectQuilombola rural educationpt_BR
dc.subjectRemaining quilombola communitiespt_BR
dc.subjectQuilombola do Grilo Community - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos Quilombola Community - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Matias Quilombola Community - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Matias - quilombola community - PBpt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos - quilombola community - PBpt_BR
dc.subjectGrilo - quilombola community - PBpt_BR
dc.subjectLaw 10,639 of 2003pt_BR
dc.subjectMiscegenation theory - Brazilpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfrican worldviewpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian heritage culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian heritage educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Lindací.-
dc.creatorCARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOS TERRITÓRIOS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfNos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010104.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.