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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T18:37:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T18:37:46Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Territórios remanescentes quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Educação quilombola | pt_BR |
dc.subject | Escolas quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Comunidades negras rurais | pt_BR |
dc.subject | Educação rural quilombola | pt_BR |
dc.subject | Comunidades remanescentes quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola do Grilo - PB | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB | pt_BR |
dc.subject | Grilo - comunidade quilombola - PB | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 de 2003 | pt_BR |
dc.subject | Teoria da mestiçagem - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura patrimonial afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cosmovisão africana | pt_BR |
dc.subject | Quilombola remaining territories | pt_BR |
dc.subject | Quilombola education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola schools | pt_BR |
dc.subject | Traditional people | pt_BR |
dc.subject | Rural Black Communities | pt_BR |
dc.subject | Quilombola rural education | pt_BR |
dc.subject | Remaining quilombola communities | pt_BR |
dc.subject | Quilombola do Grilo Community - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Matias Quilombola Community - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Matias - quilombola community - PB | pt_BR |
dc.subject | Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB | pt_BR |
dc.subject | Grilo - quilombola community - PB | pt_BR |
dc.subject | Law 10,639 of 2003 | pt_BR |
dc.subject | Miscegenation theory - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | African worldview | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian heritage culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian heritage education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Maria Lindací. | - |
dc.creator | CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | In the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. |
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NOS TERRITÓRIOS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdf | Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010 | 104.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
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