Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDesde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087-
dc.date.accessioned2024-01-23T18:44:54Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T18:44:54Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLei 10.639 de 2003pt_BR
dc.subjectConteúdos de cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino de cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectSchool curriculum - Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectLaw 10,639 of 2003pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture contentpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian history and culturept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAGAS, Waldeci Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum.pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfPerspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010108.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.