Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T18:44:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T18:44:54Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar - cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 de 2003 | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos de cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino de cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | School curriculum - Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Law 10,639 of 2003 | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture content | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian history and culture | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CHAGAS, Waldeci Ferreira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdf | Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010 | 108.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.