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Title: Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios.
Other Titles: Black social movements in Brazil: history, achievements and challenges.
???metadata.dc.creator???: MELO, Margareth Maria de.
Keywords: Movimentos sociais de negros;Negros - movimentos sociais;Negritude;Etnicidade afrobrasileira;Curso de Pedagogia - UEPB;Ensino de História;História do povo negro - Brasil;Livros didáticos - História;Estereótipos - negros;Ensino de História da África;Educação étnico-racial;Lei 10.639 de 2003 ensino de História da África;Formação docente - educação étnico-racial;Cultura afrobrasileira;Black social movements;Blacks - social movements;Blackness;Afro-Brazilian ethnicity;Pedagogy Course - UEPB;Teaching History;History of black people - Brazil;Textbooks - History;Stereotypes - black people;Teaching African History;Ethnic-racial education;Law 10,639 of 2003 teaching African History;Teacher training - ethnic-racial education;Afro-Brazilian culture
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Margareth Maria de. Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 685-693. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo Neste artigo destaco a história do movimento social de negros/as que demonstra como nosso povo não ficou passivo diante das atrocidades sofridas. A organização e luta dos negros são provas de uma rede de indisciplina, permeada de astúcia e resistência, cujas táticas dos praticantes (CERTEAU, 2007) resultaram na libertação de muitos escravos, na formação dos quilombos, no combate ao racismo e nas conquistas de direitos e políticas de ações afirmativas. Essa pesquisa bibliográfica faz parte de minha pesquisa para doutoramento, em processo, na qual discuto sobre a questão da etnicidade afrobrasileira no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. A preocupação daí decorrente volta-se para a formação inicial de professores/as, sobretudo quando se discute a história do povo negro no país para que se combata o racismo velado. Com esse foco, analiso os nossos cotidianos de formação e os estereótipos que se tecem nas redes de relações e conhecimentos, nos livros didáticos, na mídia e no imaginário das pessoas. A articulação dos movimentos culminou com a conquista da lei 10.639 de março de 2003, que altera a lei 9.394/96 (LDB) para sua implementação e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei é fruto da organização e luta dos movimentos, mas sua existência não garante as mudanças na escola. Na verdade, é preciso que a luta continue agora no sentido de favorecer sua real implementação. No curso de formação de professores/as é urgente que esses conteúdos sejam aprofundados permitindo um sentimento de orgulho de nossa ancestralidade africana, resignificando o que é ser negro no Brasil. Os professores e professoras precisam conhecer a história do povo negro, sua cultura e de que modo está presente a força, o jeito e a sensibilidade desta população na constituição do povo brasileiro. Para aqueles/as que já atuam na escola será necessário oferecer cursos de formação continuada, e para quem está nos cursos de formação docente é preciso que os diversos componentes curriculares reelaborem a abordagem dos seus conteúdos, a fim de que estes não mais excluam a história e a cultura afrobrasileira. É necessário transpor o mito de uma nação uniforme e homogênea, ainda vigente na literatura escolar, que costuma apresentar o povo negro como uma etnia que deu uma “contribuição” para o país, quando, na verdade, esse povo, juntamente com outras etnias, construiu essa nação.
Keywords: Movimentos sociais de negros
Negros - movimentos sociais
Negritude
Etnicidade afrobrasileira
Curso de Pedagogia - UEPB
Ensino de História
História do povo negro - Brasil
Livros didáticos - História
Estereótipos - negros
Ensino de História da África
Educação étnico-racial
Lei 10.639 de 2003 ensino de História da África
Formação docente - educação étnico-racial
Cultura afrobrasileira
Black social movements
Blacks - social movements
Blackness
Afro-Brazilian ethnicity
Pedagogy Course - UEPB
Teaching History
History of black people - Brazil
Textbooks - History
Stereotypes - black people
Teaching African History
Ethnic-racial education
Law 10,639 of 2003 teaching African History
Teacher training - ethnic-racial education
Afro-Brazilian culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088
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