Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste artigo Neste artigo destaco a história do movimento social de negros/as que demonstra como nosso povo não ficou passivo diante das atrocidades sofridas. A organização e luta dos negros são provas de uma rede de indisciplina, permeada de astúcia e resistência, cujas táticas dos praticantes (CERTEAU, 2007) resultaram na libertação de muitos escravos, na formação dos quilombos, no combate ao racismo e nas conquistas de direitos e políticas de ações afirmativas. Essa pesquisa bibliográfica faz parte de minha pesquisa para doutoramento, em processo, na qual discuto sobre a questão da etnicidade afrobrasileira no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. A preocupação daí decorrente volta-se para a formação inicial de professores/as, sobretudo quando se discute a história do povo negro no país para que se combata o racismo velado. Com esse foco, analiso os nossos cotidianos de formação e os estereótipos que se tecem nas redes de relações e conhecimentos, nos livros didáticos, na mídia e no imaginário das pessoas. A articulação dos movimentos culminou com a conquista da lei 10.639 de março de 2003, que altera a lei 9.394/96 (LDB) para sua implementação e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei é fruto da organização e luta dos movimentos, mas sua existência não garante as mudanças na escola. Na verdade, é preciso que a luta continue agora no sentido de favorecer sua real implementação. No curso de formação de professores/as é urgente que esses conteúdos sejam aprofundados permitindo um sentimento de orgulho de nossa ancestralidade africana, resignificando o que é ser negro no Brasil. Os professores e professoras precisam conhecer a história do povo negro, sua cultura e de que modo está presente a força, o jeito e a sensibilidade desta população na constituição do povo brasileiro. Para aqueles/as que já atuam na escola será necessário oferecer cursos de formação continuada, e para quem está nos cursos de formação docente é preciso que os diversos componentes curriculares reelaborem a abordagem dos seus conteúdos, a fim de que estes não mais excluam a história e a cultura afrobrasileira. É necessário transpor o mito de uma nação uniforme e homogênea, ainda vigente na literatura escolar, que costuma apresentar o povo negro como uma etnia que deu uma “contribuição” para o país, quando, na verdade, esse povo, juntamente com outras etnias, construiu essa nação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:51Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:51Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais de negros | pt_BR |
dc.subject | Negros - movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Etnicidade afrobrasileira | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História do povo negro - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - História | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos - negros | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História da África | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 de 2003 ensino de História da África | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Cultura afrobrasileira | pt_BR |
dc.subject | Black social movements | pt_BR |
dc.subject | Blacks - social movements | pt_BR |
dc.subject | Blackness | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian ethnicity | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy Course - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | History of black people - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - History | pt_BR |
dc.subject | Stereotypes - black people | pt_BR |
dc.subject | Teaching African History | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Law 10,639 of 2003 teaching African History | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MELO, Margareth Maria de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Black social movements in Brazil: history, achievements and challenges. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MELO, Margareth Maria de. Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 685-693. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOVIMENTOS SOCIAIS DE NEGROS(AS) NO BRASIL- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdf | Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010 | 129.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.