Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste artigo Neste artigo destaco a história do movimento social de negros/as que demonstra como nosso povo não ficou passivo diante das atrocidades sofridas. A organização e luta dos negros são provas de uma rede de indisciplina, permeada de astúcia e resistência, cujas táticas dos praticantes (CERTEAU, 2007) resultaram na libertação de muitos escravos, na formação dos quilombos, no combate ao racismo e nas conquistas de direitos e políticas de ações afirmativas. Essa pesquisa bibliográfica faz parte de minha pesquisa para doutoramento, em processo, na qual discuto sobre a questão da etnicidade afrobrasileira no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. A preocupação daí decorrente volta-se para a formação inicial de professores/as, sobretudo quando se discute a história do povo negro no país para que se combata o racismo velado. Com esse foco, analiso os nossos cotidianos de formação e os estereótipos que se tecem nas redes de relações e conhecimentos, nos livros didáticos, na mídia e no imaginário das pessoas. A articulação dos movimentos culminou com a conquista da lei 10.639 de março de 2003, que altera a lei 9.394/96 (LDB) para sua implementação e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei é fruto da organização e luta dos movimentos, mas sua existência não garante as mudanças na escola. Na verdade, é preciso que a luta continue agora no sentido de favorecer sua real implementação. No curso de formação de professores/as é urgente que esses conteúdos sejam aprofundados permitindo um sentimento de orgulho de nossa ancestralidade africana, resignificando o que é ser negro no Brasil. Os professores e professoras precisam conhecer a história do povo negro, sua cultura e de que modo está presente a força, o jeito e a sensibilidade desta população na constituição do povo brasileiro. Para aqueles/as que já atuam na escola será necessário oferecer cursos de formação continuada, e para quem está nos cursos de formação docente é preciso que os diversos componentes curriculares reelaborem a abordagem dos seus conteúdos, a fim de que estes não mais excluam a história e a cultura afrobrasileira. É necessário transpor o mito de uma nação uniforme e homogênea, ainda vigente na literatura escolar, que costuma apresentar o povo negro como uma etnia que deu uma “contribuição” para o país, quando, na verdade, esse povo, juntamente com outras etnias, construiu essa nação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleMovimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088-
dc.date.accessioned2024-01-23T19:04:51Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T19:04:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMovimentos sociais de negrospt_BR
dc.subjectNegros - movimentos sociaispt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectEtnicidade afrobrasileirapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - UEPBpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória do povo negro - Brasilpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectEstereótipos - negrospt_BR
dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectLei 10.639 de 2003 ensino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectFormação docente - educação étnico-racialpt_BR
dc.subjectCultura afrobrasileirapt_BR
dc.subjectBlack social movementspt_BR
dc.subjectBlacks - social movementspt_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian ethnicitypt_BR
dc.subjectPedagogy Course - UEPBpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory of black people - Brazilpt_BR
dc.subjectTextbooks - Historypt_BR
dc.subjectStereotypes - black peoplept_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectLaw 10,639 of 2003 teaching African Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - ethnic-racial educationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Margareth Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack social movements in Brazil: history, achievements and challenges.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Margareth Maria de. Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 685-693. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOVIMENTOS SOCIAIS DE NEGROS(AS) NO BRASIL- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfMovimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010129.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.