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Title: Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar.
Other Titles: A brief historical contextualization of the experience of Afro-Brazilians in Brazilian society and the importance of implementing LAW 10.639/03 in the school institution.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ana Fábia Bento dos.
CORLETT, Carlos Kleber Sobral.
Keywords: Lei 10.639 de 2003;Afrobrasileiros;Educação étnico-racial;Imagem do povo negro;Afrodescendentes na sociedade brasileira;História do negro no Brasil;Currículo - lei 10.639 de 2003;Cultura negra;Diversidade e educação;Law 10,639 of 2003;Afro-Brazilians;Ethnic-racial education;Image of black people;Afro-descendants in Brazilian society;History of black people in Brazil;CV - law 10,639 of 2003;black culture;Diversity and education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ana Fábia Bento dos; CORLETT, Carlos Kleber Sobral. Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 665-673. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089
???metadata.dc.description.resumo???: As práticas educativas que pretendem ser iguais para todos na escola acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer contraditória, mas, dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças. Ao identificarmos o conceito e o processo da Educação no contexto das coletividades e pessoas negras e suas relações com os espaços sociais, torna-se imperativo o debate da Educação a serviço da diversidade, tendo como grande desafio a afirmação e a revitalização da auto-imagem do povo negro. O processo de Educação, como sabemos, ocorre a todo tempo e se aplica nos mais variados espaços. A Educação apresenta-se, portanto, como um caminho fértil para a reprodução dos valores sociais e civilizatórios das várias nações africanas raptadas para o Brasil e de seus descendentes. Nessa pesquisa, iremos contextualizar toda a situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Mostraremos como o negro chegou ao Brasil, sua trajetória de vida (como escravo), seu sofrimento, os maus tratos a que era submetido, sem poder reivindicar nenhuma melhoria, etc.. Veremos a luta incessante desse povo para alcançar a liberdade tão almejada e o descaso com que eles eram tratados após algumas leis que os beneficiavam. Uma vez que, continuaram a buscar meios para sua sobrevivência, pois não lhes foram dadas oportunidades para viverem enquanto cidadãos. Situação esta, infelizmente, não muito diferente no que acontece nos dias de hoje, onde os negros sempre foram e ainda são, por parte de algumas pessoas, vistos como indivíduos incapazes, sobrando aos mesmos apenas empregos de menos importância na sociedade, mesmo tendo em nosso país negros que já ocupam posição de destaque. Mostraremos também neste trabalho o teor da Lei 10639/03 e a importância de sua implantação nos currículos das instituições escolares a fim de colaborarmos para criação de um ambiente que propicie o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, da história e da cultura negra com a devida dignidade que merecem.
Keywords: Lei 10.639 de 2003
Afrobrasileiros
Educação étnico-racial
Imagem do povo negro
Afrodescendentes na sociedade brasileira
História do negro no Brasil
Currículo - lei 10.639 de 2003
Cultura negra
Diversidade e educação
Law 10,639 of 2003
Afro-Brazilians
Ethnic-racial education
Image of black people
Afro-descendants in Brazilian society
History of black people in Brazil
CV - law 10,639 of 2003
black culture
Diversity and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

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UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA VIVÊNCIA DOS AFRO-BRASILEIROS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfUma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010100.1 kBAdobe PDFView/Open


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