Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs práticas educativas que pretendem ser iguais para todos na escola acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer contraditória, mas, dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças. Ao identificarmos o conceito e o processo da Educação no contexto das coletividades e pessoas negras e suas relações com os espaços sociais, torna-se imperativo o debate da Educação a serviço da diversidade, tendo como grande desafio a afirmação e a revitalização da auto-imagem do povo negro. O processo de Educação, como sabemos, ocorre a todo tempo e se aplica nos mais variados espaços. A Educação apresenta-se, portanto, como um caminho fértil para a reprodução dos valores sociais e civilizatórios das várias nações africanas raptadas para o Brasil e de seus descendentes. Nessa pesquisa, iremos contextualizar toda a situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Mostraremos como o negro chegou ao Brasil, sua trajetória de vida (como escravo), seu sofrimento, os maus tratos a que era submetido, sem poder reivindicar nenhuma melhoria, etc.. Veremos a luta incessante desse povo para alcançar a liberdade tão almejada e o descaso com que eles eram tratados após algumas leis que os beneficiavam. Uma vez que, continuaram a buscar meios para sua sobrevivência, pois não lhes foram dadas oportunidades para viverem enquanto cidadãos. Situação esta, infelizmente, não muito diferente no que acontece nos dias de hoje, onde os negros sempre foram e ainda são, por parte de algumas pessoas, vistos como indivíduos incapazes, sobrando aos mesmos apenas empregos de menos importância na sociedade, mesmo tendo em nosso país negros que já ocupam posição de destaque. Mostraremos também neste trabalho o teor da Lei 10639/03 e a importância de sua implantação nos currículos das instituições escolares a fim de colaborarmos para criação de um ambiente que propicie o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, da história e da cultura negra com a devida dignidade que merecem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089-
dc.date.accessioned2024-01-23T19:05:40Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T19:05:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLei 10.639 de 2003pt_BR
dc.subjectAfrobrasileirospt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectImagem do povo negropt_BR
dc.subjectAfrodescendentes na sociedade brasileirapt_BR
dc.subjectHistória do negro no Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículo - lei 10.639 de 2003pt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectDiversidade e educaçãopt_BR
dc.subjectLaw 10,639 of 2003pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilianspt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectImage of black peoplept_BR
dc.subjectAfro-descendants in Brazilian societypt_BR
dc.subjectHistory of black people in Brazilpt_BR
dc.subjectCV - law 10,639 of 2003pt_BR
dc.subjectblack culturept_BR
dc.subjectDiversity and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ana Fábia Bento dos.-
dc.creatorCORLETT, Carlos Kleber Sobral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA brief historical contextualization of the experience of Afro-Brazilians in Brazilian society and the importance of implementing LAW 10.639/03 in the school institution.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Fábia Bento dos; CORLETT, Carlos Kleber Sobral. Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 665-673. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA VIVÊNCIA DOS AFRO-BRASILEIROS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfUma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010100.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.