Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090
Title: O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão.
Other Titles: The literary text and the history of Afro-Brazilians: a look at the textbook and public inclusion policies.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Paulo de Oliveira.
WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
Keywords: Políticas públicas de inclusão;Livro didático de História;História dos afrobrasileiros;Texto literário;Práticas culturais afrobrasileiras;Questões etnicorraciais;Educação étnicorracial;Inclusão do afrobrasileiro;Lei 10.639 de 2003;Livro didático de História;Programa Nacional do Livro Didático;Currículo - cultura afro-brasileira;Public inclusion policies;History textbook;History of Afro-Brazilians;Literary text;Afro-Brazilian cultural practices;Ethnic-racial issues;Ethnic-racial education;Inclusion of Afro-Brazilian;Law 10,639 of 2003;History textbook;National Textbook Program;Curriculum - Afro-Brazilian culture
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Paulo de Oliveira; WANDERLEY, Alba Cleide Calado. O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 773-778. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090
???metadata.dc.description.resumo???: As práticas culturais dos afrobrasileiros sempre foram percebidas com um olhar pejorativo e como fruto de um desequilíbrio social, contribuindo para reprodução da cultura eurocêntrica no Brasil. Este estudo pretende fazer uma análise de temas que tratam das questões etnicorraciais na escola, a partir do livro didático de História que faz uso do texto literário para tratar de questões referentes ao afrobrasileiro. Lançaremos nosso olhar sobre três textos literários (O garimpeiro Isidoro, Cancioneiro da Inconfidência e Negrinha), postos nos livros didáticos das 6ª e 7ª séries, da coleção História em documento: imagem e texto (RODRIGUE, 2006), tentando entender, em caráter externo ao texto literário, como a autora trabalha a idéia de inclusão do afrobrasileiro a partir destes textos literários em consonância com a Lei nº 10.639/03 e o PNLD e, em caráter interno, como e porque tais textos tratam do afrobrasileiro. Estes textos contribuem para a inclusão da História dos afrobrasileiros no currículo oficial, considerando a escassez de fontes sobre os negros que trazem uma visão diferente daquelas das elites brancas, estampadas em fontes oficiais.
Keywords: Políticas públicas de inclusão
Livro didático de História
História dos afrobrasileiros
Texto literário
Práticas culturais afrobrasileiras
Questões etnicorraciais
Educação étnicorracial
Inclusão do afrobrasileiro
Lei 10.639 de 2003
Livro didático de História
Programa Nacional do Livro Didático
Currículo - cultura afro-brasileira
Public inclusion policies
History textbook
History of Afro-Brazilians
Literary text
Afro-Brazilian cultural practices
Ethnic-racial issues
Ethnic-racial education
Inclusion of Afro-Brazilian
Law 10,639 of 2003
History textbook
National Textbook Program
Curriculum - Afro-Brazilian culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TEXTO LITERÁRIO E A HISTÓRIA DOS AFROBRASILEIROS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdfO texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. - Evento II Colóquio Int. de História GT 5 2010110.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.