Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
Title: Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.
Other Titles: Teacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG.
Formación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Laura Dantas da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
Keywords: Fomação de professores;Formação docente;Formação docente - Física - licenciatura;Física - licenciatura - Cuité-PB;Física - licenciatura - CES-UFCG;Teacher training;Teacher training;Teacher training - Physics - degree;Physics - degree - Cuité-PB;Physics - degree - CES-UFCG;Formación docente;Formación docente - Física - Licenciatura;Física - grado - CES-UFCG
Issue Date: 31-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica.
Abstract: This monographic work aimed to reflect on pedagogical training in the Physics teaching program at CES-UFCG, Cuité campus, focusing on the analysis of the curriculum organization within the Pedagogical Course Project and the integration of specific and pedagogical knowledge in the teacher training in Physics, constructing critical insights regarding formative models based on technical, practical, and/or critical rationality. The theoretical framework for this research draws from the works and ideas of Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé (1998), Marcelo (1999), and other scholars who underpin this theme. This study is of an exploratory and documentary nature with a qualitative approach. Data analysis is conducted using Bardin's thematic content analysis technique, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration, and treatment. It is concluded that the pedagogical project for the physics degree course, when viewed from the perspective of the defined categories of "Curriculum Design for Training" and "Pedagogical Training," indicates attempts and challenges in breaking down the divisions between common and specific training.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo monográfico tuvo como objetivo reflexionar sobre la formación pedagógica. Licenciatura en Física en el CES-UFCG, campus Cuité, desde la perspectiva de organización curricular en el Proyecto Pedagógico del Curso y la articulación entre conocimientos específicos y pedagógicos en la formación docente en física, construyendo señales críticas sobre los modelos de entrenamiento que se se sustentan en una racionalidad técnica, práctica y/o crítica. tomamos como referente teórico las obras e ideas de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre otros estudiosos que apoyan este tema. Esta investigación es de naturaleza exploratorio y documental, con un enfoque cualitativo. El análisis de datos es realizado con base en la técnica de análisis de contenido categórico temático de Bardin, que se divide en tres etapas: preanálisis, exploración del material y tratamiento. Se concluye que el proyecto pedagógico de la carrera de grado en física, vista desde el ángulo de las categorías definidas como Diseño Curricular de Capacitación y Formación Pedagógica, señalan el intento y las dificultades de ruptura de segmentaciones entre formación común y específica.
Keywords: Fomação de professores
Formação docente
Formação docente - Física - licenciatura
Física - licenciatura - Cuité-PB
Física - licenciatura - CES-UFCG
Teacher training
Teacher training
Teacher training - Physics - degree
Physics - degree - Cuité-PB
Physics - degree - CES-UFCG
Formación docente
Formación docente - Física - Licenciatura
Física - grado - CES-UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LAURA DANTAS DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdfMaria Laura Dantas da Silva - TCC Licenciatura em Física CES 2023539.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.