Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528140400999331pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costa.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2IDJ. D. Dantas.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDANTAS, J.D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee3ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.referee3IDATAÍDE, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.referee3IDDE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.pt_BR
dc.contributor.referee3IDPEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201374347373584pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleFormação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-12-31-
dc.description.abstractThis monographic work aimed to reflect on pedagogical training in the Physics teaching program at CES-UFCG, Cuité campus, focusing on the analysis of the curriculum organization within the Pedagogical Course Project and the integration of specific and pedagogical knowledge in the teacher training in Physics, constructing critical insights regarding formative models based on technical, practical, and/or critical rationality. The theoretical framework for this research draws from the works and ideas of Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé (1998), Marcelo (1999), and other scholars who underpin this theme. This study is of an exploratory and documentary nature with a qualitative approach. Data analysis is conducted using Bardin's thematic content analysis technique, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration, and treatment. It is concluded that the pedagogical project for the physics degree course, when viewed from the perspective of the defined categories of "Curriculum Design for Training" and "Pedagogical Training," indicates attempts and challenges in breaking down the divisions between common and specific training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092-
dc.date.accessioned2024-01-23T19:24:21Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T19:24:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFomação de professorespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação docente - Física - licenciaturapt_BR
dc.subjectFísica - licenciatura - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectFísica - licenciatura - CES-UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher training - Physics - degreept_BR
dc.subjectPhysics - degree - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectPhysics - degree - CES-UFCGpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectFormación docente - Física - Licenciaturapt_BR
dc.subjectFísica - grado - CES-UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Laura Dantas da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG.pt_BR
dc.title.alternativeFormación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo monográfico tuvo como objetivo reflexionar sobre la formación pedagógica. Licenciatura en Física en el CES-UFCG, campus Cuité, desde la perspectiva de organización curricular en el Proyecto Pedagógico del Curso y la articulación entre conocimientos específicos y pedagógicos en la formación docente en física, construyendo señales críticas sobre los modelos de entrenamiento que se se sustentan en una racionalidad técnica, práctica y/o crítica. tomamos como referente teórico las obras e ideas de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre otros estudiosos que apoyan este tema. Esta investigación es de naturaleza exploratorio y documental, con un enfoque cualitativo. El análisis de datos es realizado con base en la técnica de análisis de contenido categórico temático de Bardin, que se divide en tres etapas: preanálisis, exploración del material y tratamiento. Se concluye que el proyecto pedagógico de la carrera de grado en física, vista desde el ángulo de las categorías definidas como Diseño Curricular de Capacitación y Formación Pedagógica, señalan el intento y las dificultades de ruptura de segmentaciones entre formación común y específica.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LAURA DANTAS DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdfMaria Laura Dantas da Silva - TCC Licenciatura em Física CES 2023539.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.