Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093
Title: | Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. |
Other Titles: | A way of saying, a way of educating: the Portuguese epistles of the 19th century in Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | SENA, Fabiana. |
Keywords: | Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX;Epistolografia e História;Cartas portuguesas e História;Epistolares portugueses no Brasil;Modo de educar - Brasil império;Bem viver;Etiqueta;Código do bom tom - epístolas portuguesas;Portuguese epistles in Brazil - 19th century;Epistolography and History;Portuguese Letters and History;Portuguese epistolaries in Brazil;Way of educating - Brazil empire;Good living;Tag;Code of good tone - Portuguese epistles |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SENA, Fabiana. Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 819-828. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A epístola teve predominância no século XVIII, quando foi possível verificar que tal gênero proporcionava a valorização da experiência individual, igualmente oferecia uma escrita privilegiada das atitudes e representação do sujeito. A historiografia tem considerado, tradicionalmente, a epístola como documento, servindo para comprovar algum acontecimento, fato ou algo que foi dito. Indo além do interesse documental, os estudos sobre a epístola têm se constituído como objeto e fonte de pesquisa com interesse histórico, cultural, literário, educacional, sociológico e antropológico, possibilitando ao pesquisador tratar tanto do seu conteúdo quanto da sua forma. Para tanto, este trabalho tem o objetivo tornar visível o modo de dizer e de educar através das epístolas portuguesas Da Educação: Cartas dirigidas a uma senhora encarregadas da insituição de uma jovem princesa (1829), Almeida Garret e Código do Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX (1845), português José Ignácio Roquette. Tais epístolas divulgaram ideias, conceitos e formas a respeito do modo de ser e de viver da época no século XIX para uma diminuta elite, formada pela comunidade letrada, que, dada a sua histórica condição, detinha o controle absoluto de uma cultura erudita. O estudo sobre os epistolares portugueses no Brasil, no século XIX, possibilitará percebê-los como instrumentos para educar e civilizar, inserindo-os junto aos tratados formulados sobre a temática, aos livros de leitura e outros documentos que abordam o modo de educar no Império. |
Keywords: | Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX Epistolografia e História Cartas portuguesas e História Epistolares portugueses no Brasil Modo de educar - Brasil império Bem viver Etiqueta Código do bom tom - epístolas portuguesas Portuguese epistles in Brazil - 19th century Epistolography and History Portuguese Letters and History Portuguese epistolaries in Brazil Way of educating - Brazil empire Good living Tag Code of good tone - Portuguese epistles |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários... |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UM MODO DE DIZER, UM MODO DE EDUCAR - AS EPÍSTOLAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XIX NO BRASIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdf | Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010 | 124.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.