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Title: Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil.
Other Titles: A way of saying, a way of educating: the Portuguese epistles of the 19th century in Brazil.
???metadata.dc.creator???: SENA, Fabiana.
Keywords: Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX;Epistolografia e História;Cartas portuguesas e História;Epistolares portugueses no Brasil;Modo de educar - Brasil império;Bem viver;Etiqueta;Código do bom tom - epístolas portuguesas;Portuguese epistles in Brazil - 19th century;Epistolography and History;Portuguese Letters and History;Portuguese epistolaries in Brazil;Way of educating - Brazil empire;Good living;Tag;Code of good tone - Portuguese epistles
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SENA, Fabiana. Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 819-828. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093
???metadata.dc.description.resumo???: A epístola teve predominância no século XVIII, quando foi possível verificar que tal gênero proporcionava a valorização da experiência individual, igualmente oferecia uma escrita privilegiada das atitudes e representação do sujeito. A historiografia tem considerado, tradicionalmente, a epístola como documento, servindo para comprovar algum acontecimento, fato ou algo que foi dito. Indo além do interesse documental, os estudos sobre a epístola têm se constituído como objeto e fonte de pesquisa com interesse histórico, cultural, literário, educacional, sociológico e antropológico, possibilitando ao pesquisador tratar tanto do seu conteúdo quanto da sua forma. Para tanto, este trabalho tem o objetivo tornar visível o modo de dizer e de educar através das epístolas portuguesas Da Educação: Cartas dirigidas a uma senhora encarregadas da insituição de uma jovem princesa (1829), Almeida Garret e Código do Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX (1845), português José Ignácio Roquette. Tais epístolas divulgaram ideias, conceitos e formas a respeito do modo de ser e de viver da época no século XIX para uma diminuta elite, formada pela comunidade letrada, que, dada a sua histórica condição, detinha o controle absoluto de uma cultura erudita. O estudo sobre os epistolares portugueses no Brasil, no século XIX, possibilitará percebê-los como instrumentos para educar e civilizar, inserindo-os junto aos tratados formulados sobre a temática, aos livros de leitura e outros documentos que abordam o modo de educar no Império.
Keywords: Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX
Epistolografia e História
Cartas portuguesas e História
Epistolares portugueses no Brasil
Modo de educar - Brasil império
Bem viver
Etiqueta
Código do bom tom - epístolas portuguesas
Portuguese epistles in Brazil - 19th century
Epistolography and History
Portuguese Letters and History
Portuguese epistolaries in Brazil
Way of educating - Brazil empire
Good living
Tag
Code of good tone - Portuguese epistles
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093
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UM MODO DE DIZER, UM MODO DE EDUCAR - AS EPÍSTOLAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XIX NO BRASIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfUm modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010124.27 kBAdobe PDFView/Open


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