Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA epístola teve predominância no século XVIII, quando foi possível verificar que tal gênero proporcionava a valorização da experiência individual, igualmente oferecia uma escrita privilegiada das atitudes e representação do sujeito. A historiografia tem considerado, tradicionalmente, a epístola como documento, servindo para comprovar algum acontecimento, fato ou algo que foi dito. Indo além do interesse documental, os estudos sobre a epístola têm se constituído como objeto e fonte de pesquisa com interesse histórico, cultural, literário, educacional, sociológico e antropológico, possibilitando ao pesquisador tratar tanto do seu conteúdo quanto da sua forma. Para tanto, este trabalho tem o objetivo tornar visível o modo de dizer e de educar através das epístolas portuguesas Da Educação: Cartas dirigidas a uma senhora encarregadas da insituição de uma jovem princesa (1829), Almeida Garret e Código do Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX (1845), português José Ignácio Roquette. Tais epístolas divulgaram ideias, conceitos e formas a respeito do modo de ser e de viver da época no século XIX para uma diminuta elite, formada pela comunidade letrada, que, dada a sua histórica condição, detinha o controle absoluto de uma cultura erudita. O estudo sobre os epistolares portugueses no Brasil, no século XIX, possibilitará percebê-los como instrumentos para educar e civilizar, inserindo-os junto aos tratados formulados sobre a temática, aos livros de leitura e outros documentos que abordam o modo de educar no Império.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUm modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093-
dc.date.accessioned2024-01-24T10:18:14Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T10:18:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEpístolas portuguesas no Brasil - século XIXpt_BR
dc.subjectEpistolografia e Históriapt_BR
dc.subjectCartas portuguesas e Históriapt_BR
dc.subjectEpistolares portugueses no Brasilpt_BR
dc.subjectModo de educar - Brasil impériopt_BR
dc.subjectBem viverpt_BR
dc.subjectEtiquetapt_BR
dc.subjectCódigo do bom tom - epístolas portuguesaspt_BR
dc.subjectPortuguese epistles in Brazil - 19th centurypt_BR
dc.subjectEpistolography and Historypt_BR
dc.subjectPortuguese Letters and Historypt_BR
dc.subjectPortuguese epistolaries in Brazilpt_BR
dc.subjectWay of educating - Brazil empirept_BR
dc.subjectGood livingpt_BR
dc.subjectTagpt_BR
dc.subjectCode of good tone - Portuguese epistlespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSENA, Fabiana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA way of saying, a way of educating: the Portuguese epistles of the 19th century in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationSENA, Fabiana. Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 819-828. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM MODO DE DIZER, UM MODO DE EDUCAR - AS EPÍSTOLAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XIX NO BRASIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfUm modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010124.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.