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Title: “Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992.
Other Titles: “Avisa o IML, the big day has arrived” an analysis of the song “Diário de um detento” as a representation of the 1992 Carandiru massacre.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Endryws Felipe Souza de.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Música - Diário de um detento;Diário de um detento - música;Massacre do Carandiru 1992;Casa de detenção de São Paulo;Carandiru - massacre 1992;Rebelião no Carandiru - 1992;Estação Carandiru - Dráuzio Varella - livro;Música e História;Música como forma de representação;Música como fonte histórica;Grupo Racionais MC’s - Diário de um detento;Music - Diary of a prisoner;Diary of an Inmate - music;Carandiru Massacre 1992;São Paulo detention house;Carandiru - 1992 massacre;Rebellion in Carandiru - 1992;Carandiru Station - Dráuzio Varella - book;Music and History;Music as a form of representation;Music as a historical source;Grupo Racionais MC’s - Diary of an inmate
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Endryws Felipe Souza de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. “Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1066-1077. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094
???metadata.dc.description.resumo???: No ano de 1992 no dia 2 de outubro na Casa de Detenção de São Paulo mais conhecida como Carandiru, ocorreu uma execução de 111 detentos no Pavilhão 9, o pavilhão que abrigava os réus primários, em uma tentativa da polícia em conter uma rebelião. Até hoje há controvérsias nos diversos discursos que buscaram representar o fato, essas controvérsias vão desde as discussões sobre a origem da rebelião até a conclusão do fato com a contagem dos mortos, que segundo os próprios detentos supera o número de 200 corpos. Neste artigo, pretendo analisar a música composta por um dos integrantes do grupo Racionais MC’s “Diário de um detento” (1999) com a ajuda de um dos sobrevivente do massacre, Jocenir (pseudônimo para o nome de Josemir Prado) que faz uso do seu diário pra representar o dia a dia na cadeia, e por meio dela refletir acerca dos eventos ocorridos durante a chacina especificamente os dias 1 e 2 de outubro que são os dias anteriores ao Massacre. Para tanto utilizarei a canção como fonte base e outros discursos, a exemplo de entrevistas fornecidas pelos jornais, como a Folha de São Paulo e do livro “Estação Carandiru” escrito pelo médico Dráuzio Varella (1999), que passou um período na Penitenciária desenvolvendo um trabalho preventivo contra a AIDS, como fonte de apoio para as análises. A partir desse recorte temporal, espacial e metodológico, pretendo também discutir sobre a música utilizada como possível fonte histórica, e especificamente a música como uma forma de representação do diário de um detento, e utilizarei o respaldo teórico de Marcos Napolitano com o livro “História e Música” (2005) que dentre outras coisas discute a utilização da música enquanto fonte, dentre outros autores que discutem sobre o sistema presidiário comparativos e definições dos métodos punitivos.
Keywords: Música - Diário de um detento
Diário de um detento - música
Massacre do Carandiru 1992
Casa de detenção de São Paulo
Carandiru - massacre 1992
Rebelião no Carandiru - 1992
Estação Carandiru - Dráuzio Varella - livro
Música e História
Música como forma de representação
Música como fonte histórica
Grupo Racionais MC’s - Diário de um detento
Music - Diary of a prisoner
Diary of an Inmate - music
Carandiru Massacre 1992
São Paulo detention house
Carandiru - 1992 massacre
Rebellion in Carandiru - 1992
Carandiru Station - Dráuzio Varella - book
Music and History
Music as a form of representation
Music as a historical source
Grupo Racionais MC’s - Diary of an inmate
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

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“AVISA O IML, CHEGOU O GRANDE DIA” UMA ANÁLISE DA MÚSICA “DIÁRIO DE UM DETENTO” - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdf“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010145.91 kBAdobe PDFView/Open


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