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dc.description.resumoNo ano de 1992 no dia 2 de outubro na Casa de Detenção de São Paulo mais conhecida como Carandiru, ocorreu uma execução de 111 detentos no Pavilhão 9, o pavilhão que abrigava os réus primários, em uma tentativa da polícia em conter uma rebelião. Até hoje há controvérsias nos diversos discursos que buscaram representar o fato, essas controvérsias vão desde as discussões sobre a origem da rebelião até a conclusão do fato com a contagem dos mortos, que segundo os próprios detentos supera o número de 200 corpos. Neste artigo, pretendo analisar a música composta por um dos integrantes do grupo Racionais MC’s “Diário de um detento” (1999) com a ajuda de um dos sobrevivente do massacre, Jocenir (pseudônimo para o nome de Josemir Prado) que faz uso do seu diário pra representar o dia a dia na cadeia, e por meio dela refletir acerca dos eventos ocorridos durante a chacina especificamente os dias 1 e 2 de outubro que são os dias anteriores ao Massacre. Para tanto utilizarei a canção como fonte base e outros discursos, a exemplo de entrevistas fornecidas pelos jornais, como a Folha de São Paulo e do livro “Estação Carandiru” escrito pelo médico Dráuzio Varella (1999), que passou um período na Penitenciária desenvolvendo um trabalho preventivo contra a AIDS, como fonte de apoio para as análises. A partir desse recorte temporal, espacial e metodológico, pretendo também discutir sobre a música utilizada como possível fonte histórica, e especificamente a música como uma forma de representação do diário de um detento, e utilizarei o respaldo teórico de Marcos Napolitano com o livro “História e Música” (2005) que dentre outras coisas discute a utilização da música enquanto fonte, dentre outros autores que discutem sobre o sistema presidiário comparativos e definições dos métodos punitivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.title“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094-
dc.date.accessioned2024-01-24T11:18:33Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T11:18:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica - Diário de um detentopt_BR
dc.subjectDiário de um detento - músicapt_BR
dc.subjectMassacre do Carandiru 1992pt_BR
dc.subjectCasa de detenção de São Paulopt_BR
dc.subjectCarandiru - massacre 1992pt_BR
dc.subjectRebelião no Carandiru - 1992pt_BR
dc.subjectEstação Carandiru - Dráuzio Varella - livropt_BR
dc.subjectMúsica e Históriapt_BR
dc.subjectMúsica como forma de representaçãopt_BR
dc.subjectMúsica como fonte históricapt_BR
dc.subjectGrupo Racionais MC’s - Diário de um detentopt_BR
dc.subjectMusic - Diary of a prisonerpt_BR
dc.subjectDiary of an Inmate - musicpt_BR
dc.subjectCarandiru Massacre 1992pt_BR
dc.subjectSão Paulo detention housept_BR
dc.subjectCarandiru - 1992 massacrept_BR
dc.subjectRebellion in Carandiru - 1992pt_BR
dc.subjectCarandiru Station - Dráuzio Varella - bookpt_BR
dc.subjectMusic and Historypt_BR
dc.subjectMusic as a form of representationpt_BR
dc.subjectMusic as a historical sourcept_BR
dc.subjectGrupo Racionais MC’s - Diary of an inmatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Endryws Felipe Souza de.-
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Avisa o IML, the big day has arrived” an analysis of the song “Diário de um detento” as a representation of the 1992 Carandiru massacre.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Endryws Felipe Souza de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. “Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1066-1077. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

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“AVISA O IML, CHEGOU O GRANDE DIA” UMA ANÁLISE DA MÚSICA “DIÁRIO DE UM DETENTO” - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdf“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010145.91 kBAdobe PDFView/Open


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