Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34100
Title: A experiência cotidiana a meio caminho da ficção: reflexões sobre o gênero diário a partir dos escritos de Helena Morley.
Other Titles: Everyday experience halfway to fiction: reflections on the diary genre based on the writings of Helena Morley.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Célia Ribeiro da.
Keywords: Gênero diário;Diário;Experiência cotidiana;Helena Morley - Diário;Narrativa pessoal;Diário como fonte histórica;Escrita de si;Escrita confessional;Diamantina - MG - história por meio de diário;Daily;Daily genre;Everyday experience;Helena Morley - Diary;Personal narrative;Diary as a historical source;Writing yourself;Confessional writing;Diamantina - MG - history through diary
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Célia Ribeiro da. A experiência cotidiana a meio caminho da ficção: reflexões sobre o gênero diário a partir dos escritos de Helena Morley. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 981-989. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34100
???metadata.dc.description.resumo???: Pretende-se, neste artigo, apresentar algumas reflexões acerca do gênero diário a partir da natureza dos escritos de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant, uma mocinha de descendência inglesa, natural da província de Diamantina (MG), que escreve um diário entre os anos de 1893 a 1895, relatando episódios pitorescos, cheios de graça sobre as formas de vida local, numa região mineradora em franca decadência econômica. Publica-o, pela primeira vez, em 1942, com o título Minha vida de menina, tornando-se um clássico da narrativa pessoal no Brasil e referência noutros países onde foi traduzido (Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, França e Itália). Partindo desses escritos, levanta-se a tese de que o diário pode comportar uma experiência cotidiana capaz de ser comunicável, particularmente quando a ele estão atrelados elementos do social e do literário que, na visão de Schwarz (1997), se encontram em dialética na prosa morleyana. Nesse sentido, o trabalho busca re-significar a própria noção de diário que, tradicionalmente, esteve associada ao domínio confessional, à escrita essencialmente de si, apartada do status de ficção de que gozam as obras tidas como literárias. De “obras de moças” a uma narrativa plena de experiências e representações de vida, o diário situa-se entre o documento e a meio caminho da ficção, numa relação também extensiva a outras áreas, determinante para o estabelecimento do pacto de leitura a partir, ou para além, das marcas do eu.
Keywords: Gênero diário
Diário
Experiência cotidiana
Helena Morley - Diário
Narrativa pessoal
Diário como fonte histórica
Escrita de si
Escrita confessional
Diamantina - MG - história por meio de diário
Daily
Daily genre
Everyday experience
Helena Morley - Diary
Personal narrative
Diary as a historical source
Writing yourself
Confessional writing
Diamantina - MG - history through diary
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34100
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ARTE DE ADAPTAR LIVROS NO SÉCULO XIX - O NOVO SECRETÁRIO PORTUGUÊS OU O CÓDIGO EPISTOLAR POR J. I. ROQUETTE. - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfA experiência cotidiana a meio caminho da ficção: reflexões sobre o gênero diário a partir dos escritos de Helena Morley. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010110 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.