Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs imagens são silenciosas e, por isso, é sempre difícil saber o que elas realmente desejam testemunhar. É inerente a elas a transmissão de uma mensagem própria, ainda que tenham sido criadas para transmitir a mensagem de seu autor. Ainda que tentemos, não podemos controlar o discurso de uma imagem. Vivemos num momento em que se preza demasiadamente por uma boa imagem pessoal. Na televisão, em jornais, revistas, ou qualquer outro meio de divulgação, vemos propagandas de produtos que surgem a todo o momento com grandes promessas revolucionárias de beleza, sobretudo para a mulher. Cada vez mais, a sociedade tem buscado passar uma imagem que não precisa ser verdadeira, mas precisa ser aceitável pelos demais. Sabemos que antes da fotografia, cabia às pinturas e aos desenhos a incumbência de registrar o tempo e a vida da sociedade. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a representação da imagem da mulher através dos romances da Coleção Biblioteca das Moças, publicados no Brasil, durante as décadas de 1920 a 1960, pela Companhia Editora Nacional; representação esta revelada não somente pelas histórias dos livros, mas, sobretudo, pela imagem feminina que era retratada nas capas destes romances, buscando, assim, a relação verídica entre o real e o ideal destas representações. Para tal, utilizamos, notadamente, os estudos feitos por Peter Burke (2004) e Armando Silva (2008), sobre testemunhos de imagens, como também alguns romances da própria coleção Biblioteca das Moças, objeto de estudo deste trabalho. Nos objetivos específicos, procuramos levantar algumas questões dentro da relação existente entre a mulher e sua representação: até que ponto as imagens femininas feitas nos romances da coleção Biblioteca das Moças podem ser tomadas como verdadeiras? Há alguma idealização feita pela sociedade nestas representações? De que forma se dava a aceitação, por parte da mulher, destes perfis apresentados nos romances da coleção? Este trabalho faz parte de um projeto ainda maior, de mestrado, no qual procuramos fazer o levantamento bibliográfico dos romances produzidos, no Brasil, para mulheres, durante o período que compreende o século XX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleBitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:13:21Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T19:13:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBitter fingers - cançãopt_BR
dc.subjectElton John - cantor inglêspt_BR
dc.subjectBernie Taupin - compositor inglêspt_BR
dc.subjectCanções e Históriapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectCompositores inglesespt_BR
dc.subjectHistória e Músicapt_BR
dc.subjectGlam/Glitter Rock - gênero musicalpt_BR
dc.subjectBitter fingers - songpt_BR
dc.subjectElton John - English singerpt_BR
dc.subjectBernie Taupin - English composerpt_BR
dc.subjectSongs and Historypt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectEnglish composerspt_BR
dc.subjectHistory and Musicpt_BR
dc.subjectGlam/Glitter Rock - musical genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Elton John da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBitter Fingers: a bitter account of two famous people - Elton John and Bernie Taupin, 1975.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Elton John da Silva. Bitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 919-928. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BITTER FINGERS - UM RELATO AMARGO DE DOIS FAMOSOS - ELTON JOHN E BERNIE TAUPIN, 1975 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010.pdfBitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010150.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.