Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As imagens são silenciosas e, por isso, é sempre difícil saber o que elas realmente desejam testemunhar. É inerente a elas a transmissão de uma mensagem própria, ainda que tenham sido criadas para transmitir a mensagem de seu autor. Ainda que tentemos, não podemos controlar o discurso de uma imagem. Vivemos num momento em que se preza demasiadamente por uma boa imagem pessoal. Na televisão, em jornais, revistas, ou qualquer outro meio de divulgação, vemos propagandas de produtos que surgem a todo o momento com grandes promessas revolucionárias de beleza, sobretudo para a mulher. Cada vez mais, a sociedade tem buscado passar uma imagem que não precisa ser verdadeira, mas precisa ser aceitável pelos demais. Sabemos que antes da fotografia, cabia às pinturas e aos desenhos a incumbência de registrar o tempo e a vida da sociedade. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a representação da imagem da mulher através dos romances da Coleção Biblioteca das Moças, publicados no Brasil, durante as décadas de 1920 a 1960, pela Companhia Editora Nacional; representação esta revelada não somente pelas histórias dos livros, mas, sobretudo, pela imagem feminina que era retratada nas capas destes romances, buscando, assim, a relação verídica entre o real e o ideal destas representações. Para tal, utilizamos, notadamente, os estudos feitos por Peter Burke (2004) e Armando Silva (2008), sobre testemunhos de imagens, como também alguns romances da própria coleção Biblioteca das Moças, objeto de estudo deste trabalho. Nos objetivos específicos, procuramos levantar algumas questões dentro da relação existente entre a mulher e sua representação: até que ponto as imagens femininas feitas nos romances da coleção Biblioteca das Moças podem ser tomadas como verdadeiras? Há alguma idealização feita pela sociedade nestas representações? De que forma se dava a aceitação, por parte da mulher, destes perfis apresentados nos romances da coleção? Este trabalho faz parte de um projeto ainda maior, de mestrado, no qual procuramos fazer o levantamento bibliográfico dos romances produzidos, no Brasil, para mulheres, durante o período que compreende o século XX. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Bitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T19:13:21Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24 | - |
dc.date.available | 2024-01-24T19:13:21Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Bitter fingers - canção | pt_BR |
dc.subject | Elton John - cantor inglês | pt_BR |
dc.subject | Bernie Taupin - compositor inglês | pt_BR |
dc.subject | Canções e História | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Compositores ingleses | pt_BR |
dc.subject | História e Música | pt_BR |
dc.subject | Glam/Glitter Rock - gênero musical | pt_BR |
dc.subject | Bitter fingers - song | pt_BR |
dc.subject | Elton John - English singer | pt_BR |
dc.subject | Bernie Taupin - English composer | pt_BR |
dc.subject | Songs and History | pt_BR |
dc.subject | Autobiography | pt_BR |
dc.subject | English composers | pt_BR |
dc.subject | History and Music | pt_BR |
dc.subject | Glam/Glitter Rock - musical genre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Elton John da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Bitter Fingers: a bitter account of two famous people - Elton John and Bernie Taupin, 1975. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Elton John da Silva. Bitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 919-928. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34108 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários... |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BITTER FINGERS - UM RELATO AMARGO DE DOIS FAMOSOS - ELTON JOHN E BERNIE TAUPIN, 1975 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010.pdf | Bitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010 | 150.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.