Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” HISTEDBR/GT-PB e ao projeto de pesquisa “Educação e educadoras na Paraíba do século XX: práticas, leituras e representações”, e teve como objetivo geral realizar novos levantamentos de matérias educacionais, registrando a presença de educadoras, publicadas em periódicos: jornais e revistas da Paraíba, depoimentos escritos, documentos oficiais: decretos, pareceres, nomeações governamentais e relatórios. Portanto, fontes fundamentais para ampliação de produção de monografias, dissertações, teses, livros e artigos de caráter nacional, regional e local. Como objetivos específicos, o presente estudo propôs a identificar nos documentos coletados, as mulheres que estiveram presentes na construção da história da educação e da leitura na Paraíba, particularmente, entre os anos de 1930 e 1945, (República Nova e Estado Novo), bem como analisar o conteúdo educacional dos documentos coletados, elaborar e publicar artigos acerca do objeto pesquisado. O recorte de 1930-1945 é justificado por ser um período em que as mulheres se mobilizaram e tiveram forte presença nos acontecimentos educacionais marcantes no século, colocando no debate público a necessidade de redefinir sua posição na sociedade. Inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, o estudo em questão, permitiu não apenas revisitar um determinado movimento histórico e social de uma época, através da configuração da atmosfera da respectiva sociedade, mas também resgatou historicamente, registros, relatos e memórias relativos à educação do Brasil. Sendo assim, entende-se que a organização, realização e conclusão desta pesquisa, além de ter incentivado à participação e formação de pesquisadores dedicados ao tema, resultaram numa importante contribuição historiográfica à Paraíba e ao Brasil, a partir do desvelamento de novos fatos e visões acerca dos personagens femininos na educação paraibana. Então, pretende-se com este trabalho, contribuir com os debates, as pesquisas e os estudos sobre mulher, educação, e relações de gênero que vêm sendo desenvolvidas neste país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34113-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:53:24Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T19:53:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação na Paraíba - século XXpt_BR
dc.subjectEducadora na Paraíba - práticaspt_BR
dc.subjectPráticas de educadoras - Paraíba século XXpt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Paraíbapt_BR
dc.subjectNova História Culturalpt_BR
dc.subjectParaíba - mulheres educadoraspt_BR
dc.subjectEducação paraibana - personagens femininospt_BR
dc.subjectMulheres educadoras - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation in Paraíba - 20th centurypt_BR
dc.subjectEducator in Paraíba - practicespt_BR
dc.subjectEducator practices - Paraíba 20th centurypt_BR
dc.subjectHistory of Education - Paraíbapt_BR
dc.subjectNew Cultural Historypt_BR
dc.subjectParaíba - women educatorspt_BR
dc.subjectParaíba education - female characterspt_BR
dc.subjectWomen educators - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACHADO, Charlinton José dos Santos.-
dc.creatorARRUDA, Kalyane Barbosa.-
dc.creatorSOUSA, Amurielle Andrade de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation and practices of educators in Paraíba in the 20th century (1930-1945).pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Charlinton José dos Santos; ARRUDA, Kalyane Barbosa; SOUSA, Amurielle Andrade de. Educação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1051-1059. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34113pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX (1930-1945) - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfEducação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945). - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010102.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.