Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho investigou e analisou a história de vida e o legado acadêmico da professora paraibana Teresa Aquino para a institucionalização do debate educacional da Gerontologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os anos de 1991 e 2005. Ela inaugurou esse discurso mediante as oportunidades institucionais surgidas em 1991 para a implantação da primeira Universidade da Terceira Idade da Paraíba como órgão suplementar ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB) e, com isso, pela narrativa de sua história de vida, que se encerrou em 2005, foi possível compreender as lutas políticas, os discursos educacionais, os sujeitos escolares e as mudanças sofridas na proposta político-pedagógica pelo reconhecimento institucional do debate educacional gerontológico na Paraíba, materializado pela criação do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade da Universidade Federal da Paraíba (NIETI/UFPB) em 1994. Deste modo, sua biografia foi produzida a partir das histórias e memórias de familiares e de sujeitos escolares da UFPB por meio do emprego da história oral como método capaz de produzir fontes orais (entrevistas) e de desvelar fontes escritas (ofícios, portarias, relatórios, artigos científicos, matérias jornalísticas) e imagéticas (fotografias) junto aos entrevistados. Logo, o objetivo do estudo foi produzir um olhar histórico para a biografia de Teresa Aquino compreendendo, pelas singularidades e complexidades do cotidiano de seus fazeres docentes, a dedicação de sua velhice no processo de afirmação do direito à educação das pessoas idosas na Paraíba. Assim, os resultados e a discussão desta pesquisa contribuíram para pensar a pluralidade dos processos escolares em torno da institucionalização do debate educacional gerontológico na Universidade Federal da Paraíba. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T20:08:47Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24 | - |
dc.date.available | 2024-01-24T20:08:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação de idosos | pt_BR |
dc.subject | Terceira idade - educação | pt_BR |
dc.subject | Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade | pt_BR |
dc.subject | Memórias biográficas docentes | pt_BR |
dc.subject | História de vida - Teresa Aquino | pt_BR |
dc.subject | Teresa Aquino - Professora | pt_BR |
dc.subject | Gerontologia | pt_BR |
dc.subject | Educação gerontológica na Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Elderly education | pt_BR |
dc.subject | Third age - education | pt_BR |
dc.subject | Integrated Center for Third Age Studies and Research | pt_BR |
dc.subject | Biographical memoirs of teachers | pt_BR |
dc.subject | Life story - Teresa Aquino | pt_BR |
dc.subject | Teresa Aquino - Teacher | pt_BR |
dc.subject | Gerontology | pt_BR |
dc.subject | Gerontological education in Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Stories and biographical memories of teachers in defense of the institutionalization of education for elderly people in Paraíba: the case of professor Teresa Aquino and the Integrated Center for Studies and Research on the Elderly (1991-2005). | pt_BR |
dc.identifier.citation | SUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa. Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 780-788. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários... |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS BIOGRÁFICAS DE DOCENTES EM DEFESA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NA PARAÍBA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010.pdf | Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010 | 92.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.