Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho investigou e analisou a história de vida e o legado acadêmico da professora paraibana Teresa Aquino para a institucionalização do debate educacional da Gerontologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os anos de 1991 e 2005. Ela inaugurou esse discurso mediante as oportunidades institucionais surgidas em 1991 para a implantação da primeira Universidade da Terceira Idade da Paraíba como órgão suplementar ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB) e, com isso, pela narrativa de sua história de vida, que se encerrou em 2005, foi possível compreender as lutas políticas, os discursos educacionais, os sujeitos escolares e as mudanças sofridas na proposta político-pedagógica pelo reconhecimento institucional do debate educacional gerontológico na Paraíba, materializado pela criação do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade da Universidade Federal da Paraíba (NIETI/UFPB) em 1994. Deste modo, sua biografia foi produzida a partir das histórias e memórias de familiares e de sujeitos escolares da UFPB por meio do emprego da história oral como método capaz de produzir fontes orais (entrevistas) e de desvelar fontes escritas (ofícios, portarias, relatórios, artigos científicos, matérias jornalísticas) e imagéticas (fotografias) junto aos entrevistados. Logo, o objetivo do estudo foi produzir um olhar histórico para a biografia de Teresa Aquino compreendendo, pelas singularidades e complexidades do cotidiano de seus fazeres docentes, a dedicação de sua velhice no processo de afirmação do direito à educação das pessoas idosas na Paraíba. Assim, os resultados e a discussão desta pesquisa contribuíram para pensar a pluralidade dos processos escolares em torno da institucionalização do debate educacional gerontológico na Universidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleHistórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118-
dc.date.accessioned2024-01-24T20:08:47Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T20:08:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação de idosospt_BR
dc.subjectTerceira idade - educaçãopt_BR
dc.subjectNúcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idadept_BR
dc.subjectMemórias biográficas docentespt_BR
dc.subjectHistória de vida - Teresa Aquinopt_BR
dc.subjectTeresa Aquino - Professorapt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectEducação gerontológica na Paraíbapt_BR
dc.subjectElderly educationpt_BR
dc.subjectThird age - educationpt_BR
dc.subjectIntegrated Center for Third Age Studies and Researchpt_BR
dc.subjectBiographical memoirs of teacherspt_BR
dc.subjectLife story - Teresa Aquinopt_BR
dc.subjectTeresa Aquino - Teacherpt_BR
dc.subjectGerontologypt_BR
dc.subjectGerontological education in Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStories and biographical memories of teachers in defense of the institutionalization of education for elderly people in Paraíba: the case of professor Teresa Aquino and the Integrated Center for Studies and Research on the Elderly (1991-2005).pt_BR
dc.identifier.citationSUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa. Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 780-788. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS BIOGRÁFICAS DE DOCENTES EM DEFESA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NA PARAÍBA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010.pdfHistórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 201092.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.