Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
Title: Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.
Other Titles: Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices.
???metadata.dc.creator???: SOBREIRA, Maria José França.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Autobiografia;Memórias e escritos;Práticas educativas;Projeto Memórias e Escritos de Educadores;Extensão universitária - CFP UDCG;Formação docente - História;Formação continuada;Autobiography;Memoirs and writings;Educational practices;Memories and Writings of Educators Project;University extension - CFP UDCG;Teacher training - History;Continuing training
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada.
Keywords: Autobiografia
Memórias e escritos
Práticas educativas
Projeto Memórias e Escritos de Educadores
Extensão universitária - CFP UDCG
Formação docente - História
Formação continuada
Autobiography
Memoirs and writings
Educational practices
Memories and Writings of Educators Project
University extension - CFP UDCG
Teacher training - History
Continuing training
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMÓRIAS E ESCRITOS - QUANDO A AUTOBIOGRAFIA FAZ O PROFESSOR REFLETIR E RENOVAR SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfMemórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 201091.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.