Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs imagens são silenciosas e, por isso, é sempre difícil saber o que elas realmente desejam testemunhar. É inerente a elas a transmissão de uma mensagem própria, ainda que tenham sido criadas para transmitir a mensagem de seu autor. Ainda que tentemos, não podemos controlar o discurso de uma imagem. Vivemos num momento em que se preza demasiadamente por uma boa imagem pessoal. Na televisão, em jornais, revistas, ou qualquer outro meio de divulgação, vemos propagandas de produtos que surgem a todo o momento com grandes promessas revolucionárias de beleza, sobretudo para a mulher. Cada vez mais, a sociedade tem buscado passar uma imagem que não precisa ser verdadeira, mas precisa ser aceitável pelos demais. Sabemos que antes da fotografia, cabia às pinturas e aos desenhos a incumbência de registrar o tempo e a vida da sociedade. O objetivo geral deste trabalho é mostrar a representação da imagem da mulher através dos romances da Coleção Biblioteca das Moças, publicados no Brasil, durante as décadas de 1920 a 1960, pela Companhia Editora Nacional; representação esta revelada não somente pelas histórias dos livros, mas, sobretudo, pela imagem feminina que era retratada nas capas destes romances, buscando, assim, a relação verídica entre o real e o ideal destas representações. Para tal, utilizamos, notadamente, os estudos feitos por Peter Burke (2004) e Armando Silva (2008), sobre testemunhos de imagens, como também alguns romances da própria coleção Biblioteca das Moças, objeto de estudo deste trabalho. Nos objetivos específicos, procuramos levantar algumas questões dentro da relação existente entre a mulher e sua representação: até que ponto as imagens femininas feitas nos romances da coleção Biblioteca das Moças podem ser tomadas como verdadeiras? Há alguma idealização feita pela sociedade nestas representações? De que forma se dava a aceitação, por parte da mulher, destes perfis apresentados nos romances da coleção? Este trabalho faz parte de um projeto ainda maior, de mestrado, no qual procuramos fazer o levantamento bibliográfico dos romances produzidos, no Brasil, para mulheres, durante o período que compreende o século XX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleRetratos de romances: as idealizações e as representações femininas na coleção Biblioteca das Moças.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34124-
dc.date.accessioned2024-01-25T17:34:36Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-01-25T17:34:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRepresentações femininaspt_BR
dc.subjectColeção Biblioteca das Moças - romancespt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher - romancespt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectTestemunhos de imagempt_BR
dc.subjectImagens femininas - Coleção Biblioteca das Moças - 1920-1960pt_BR
dc.subjectLiteratura e Históriapt_BR
dc.subjectFemale representationspt_BR
dc.subjectYoung Women's Library Collection - novelspt_BR
dc.subjectRepresentation of women - novelspt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectImage testimonialspt_BR
dc.subjectFemale images - Young Women's Library Collection - 1920-1960pt_BR
dc.subjectLiterature and Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBANDEIRA, Sara Cavalcante Pinto.-
dc.creatorBARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortraits of romances: idealizations and female representations in the Biblioteca das Moças collection.pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, Sara Cavalcante Pinto; BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Retratos de romances: as idealizações e as representações femininas na coleção Biblioteca das Moças. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 929-940. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34124pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RETRATOS DE ROMANCES - AS IDEALIZAÇÕES E AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA COLEÇÃO BIBLIOTECA DAS MOÇAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfRetratos de romances: as idealizações e as representações femininas na coleção Biblioteca das Moças. - Evento II Colóquio Int. de História GT 6 2010146.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.