Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho parte do princípio de que a imagem serve como evidência história quando outras fontes tradicionais são escassas ou inexistentes. Como objetivo geral, portanto, procura-se discutir e por em prática, principalmente, aquele princípio exposto no livro Testemunha ocular: imagem e história, de Peter Burke (2004). Os objetivos específicos são, basicamente, (tentar) definir o conceito de imagem, discutir algumas das questões expostas por Burke (op. cit.), bem como analisar um exemplo de imagem utilizando os pensamentos discutidos pelo autor. A metodologia consistiu na seleção do corpus, seguida da revisão bibliográfica e discussão dos pensamentos do autor, para se fazer as análises através dos métodos dialético, indutivo e dos critérios também expostos pelo autor. O corpus consiste de anúncios publicitários retirados de jornais paraibanos do século XIX, oriundos da Fundação Casa de José Américo, João Pessoa/PB. Do ponto de vista analítico, recorreu-se a alguns pensamentos apresentados por Burke (2004), como a diferença entre a imagem como “fonte” e “indício histórico”; a facilidade de se ler uma imagem, diferente de outras fontes históricas; a variedade de imagens, no que se refere às funções em que elas foram produzidas, por exemplo; a imagem publicitária como documento revelador de uma cultura material; etc. Recorre-se também a Gonzales (2003) e a Nicolau (2005) para definir um pouco da função do anúncio publicitário e suas características. Nossa preocupação, a partir do analisado, foi mostrar que as imagens revelam a forma de ver e de pensar do passado e que, principalmente na publicidade, a imagem não é produzida com um olhar inocente, pois ela registra um “ponto de vista”. Assim, o anúncio/a imagem reflete o contexto de uma dada época e sociedade de forma mais ou menos implícita ou explícita. O que esperamos, finalmente, com esse trabalho é o mesmo que Burke (2004, p. 20-21) coloca, pois “independente de sua qualidade estética, qualquer imagem pode servir como evidência histórica.” Se utilizada corretamente, a imagem nos permite “imaginar” de forma mais nítida o passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleTestemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129-
dc.date.accessioned2024-01-26T10:18:23Z-
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T10:18:23Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJornais paraibanospt_BR
dc.subjectImprensa paraibanapt_BR
dc.subjectImagem - anúncios publicitáriospt_BR
dc.subjectAnúncios publicitários - Paraíba século XIXpt_BR
dc.subjectImagem e históriapt_BR
dc.subjectFundação Casa de José Américo - jornaispt_BR
dc.subjectParaíba newspaperspt_BR
dc.subjectParaíba presspt_BR
dc.subjectImage - commercialspt_BR
dc.subjectAdvertisements - Paraíba 19th centurypt_BR
dc.subjectImage and historypt_BR
dc.subjectCasa de José Américo Foundation - newspaperspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Daniel Vitor da Silveira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEyewitness testimony: the image in advertisements in Paraíba newspapers from the 19th century.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Daniel Vitor da Silveira da. Testemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 859-866. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESTEMUNHO OCULAR - A IMAGEM EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XIX - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfTestemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX. - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010571.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.