Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
Title: A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente.
Other Titles: Teacher training: reflections, experiences and teaching practice.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Lílian Oliveira dos.
JESUS, Priscila Natividade de.
Keywords: Formação de professores - História;Formação docente;Prática docente;Experiências docentes;Estágio supervisionado - Licenciatura em História;Ensino de História;Bolsistas PIBIC - História;Teacher training - History;Teacher training;Teaching practice;Teaching experiences;Supervised internship - Degree in History;Teaching History;PIBIC Fellows - History
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Lílian Oliveira dos; JESUS, Priscila Natividade de. A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1188-1193. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das experiências de ensino que foram desenvolvidas durante os estágios supervisionados, no decorrer do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia. Foram vivências em espaços de ensino, formal e não-formal, que constituíram diferentes modos e lócus de aprendizagem e que, portanto, se tornam de suma importância para nosso processo de formação na graduação e enquanto futuras professoras de História. Com a prática nos estágios foi possível pensar sobre a formação do professor de História, bem como refletir a prática docente, analisando o seu papel tanto na escola quanto na sociedade. Sendo assim, o ensino de História direciona para construção de discussões que auxiliam no desenvolvimento crítico dos indivíduos, relacionando-o de maneira dinâmica e reflexiva com as realidades destes. Diante disso, destacamos que a troca de saberes, a partir dos estágios, serviu para o enriquecimento de nossos conceitos acerca do papel do professor como contribuinte na formação crítica do sujeito. Sobretudo, é imprescindível reconhecermos a posição política dos discentes como pessoas críticas, que através de conhecimentos já adquiridos, atuaram de maneira significativa durante a execução das propostas dos estágios. Deste modo, afirmamos que a evidência da prática docente envolve muitos aspectos e discussões que fazem com que possamos perceber os desafios proporcionados pela profissão. Neste sentido, consideramos também que a vivência, enquanto bolsistas, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), se faz também, um diferencial no acréscimo de novos elementos na construção de uma identidade e capacitação profissional. Com isso, se faz importante a elaboração das nossas posturas, enquanto educadores, pensando na construção de uma identidade docente. Compreendemos nessas experiências que o ensino de História é uma prática social complexa, cheia de valores e mudanças humanas, sendo preciso a problematização destes, partindo de uma formação cotidianamente reflexiva.
Keywords: Formação de professores - História
Formação docente
Prática docente
Experiências docentes
Estágio supervisionado - Licenciatura em História
Ensino de História
Bolsistas PIBIC - História
Teacher training - History
Teacher training
Teaching practice
Teaching experiences
Supervised internship - Degree in History
Teaching History
PIBIC Fellows - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - REFLEXÕES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfA formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. - Evento II Coloquio Int. de História GT 7 201083.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.