Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das experiências de ensino que foram desenvolvidas durante os estágios supervisionados, no decorrer do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia. Foram vivências em espaços de ensino, formal e não-formal, que constituíram diferentes modos e lócus de aprendizagem e que, portanto, se tornam de suma importância para nosso processo de formação na graduação e enquanto futuras professoras de História. Com a prática nos estágios foi possível pensar sobre a formação do professor de História, bem como refletir a prática docente, analisando o seu papel tanto na escola quanto na sociedade. Sendo assim, o ensino de História direciona para construção de discussões que auxiliam no desenvolvimento crítico dos indivíduos, relacionando-o de maneira dinâmica e reflexiva com as realidades destes. Diante disso, destacamos que a troca de saberes, a partir dos estágios, serviu para o enriquecimento de nossos conceitos acerca do papel do professor como contribuinte na formação crítica do sujeito. Sobretudo, é imprescindível reconhecermos a posição política dos discentes como pessoas críticas, que através de conhecimentos já adquiridos, atuaram de maneira significativa durante a execução das propostas dos estágios. Deste modo, afirmamos que a evidência da prática docente envolve muitos aspectos e discussões que fazem com que possamos perceber os desafios proporcionados pela profissão. Neste sentido, consideramos também que a vivência, enquanto bolsistas, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), se faz também, um diferencial no acréscimo de novos elementos na construção de uma identidade e capacitação profissional. Com isso, se faz importante a elaboração das nossas posturas, enquanto educadores, pensando na construção de uma identidade docente. Compreendemos nessas experiências que o ensino de História é uma prática social complexa, cheia de valores e mudanças humanas, sendo preciso a problematização destes, partindo de uma formação cotidianamente reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA formação do professor: reflexões, experiências e prática docente.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133-
dc.date.accessioned2024-01-26T18:01:56Z-
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T18:01:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectExperiências docentespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Licenciatura em Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectBolsistas PIBIC - Históriapt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeaching experiencespt_BR
dc.subjectSupervised internship - Degree in Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectPIBIC Fellows - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lílian Oliveira dos.-
dc.creatorJESUS, Priscila Natividade de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: reflections, experiences and teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lílian Oliveira dos; JESUS, Priscila Natividade de. A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1188-1193. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - REFLEXÕES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfA formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. - Evento II Coloquio Int. de História GT 7 201083.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.