Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a conduta da professora primária a partir de sua formação na Escola Normal de Natal, bem como de sua atuação nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1920. A Reforma do Ensino Primário (Lei n. 249, de 22 de novembro de 1907), operacionalizada pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, reabriu a Escola Normal de Natal para a formação de professores primários de ambos os sexos e criou uma rede de Grupos Escolares. O Grupo Escolar Augusto Severo (Decreto n. 174, de 5 de março de 1908) foi o primeiro do gênero a ser instalado na capital, no bairro da Ribeira, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Inaugurado solenemente a 12 de junho do mesmo ano servia aos mestres normalistas para a experimentação da Pedagogia Moderna. Pesquisamos nas fontes disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tais como o jornal A República, a revista Pedagogium, Leis e Decretos do Governo, Regimentos Escolares, como também fotografias. Utilizamos Atas, Ofícios, Relatórios Anuais da Diretoria Geral de Instrução Pública, Livro de Honra e Diários de Classe, provenientes do Arquivo Público do Estado. O diálogo com esses documentos evidencia uma configuração na qual os códigos de conduta, para além de prescrições, constituem-se como um habitus reservado para a professora primária. A Escola Normal de Natal e os Grupos Escolares são, por assim dizer, instituições de práticas educacionais, espaços de construção de símbolos republicanos e de sentidos para a mulher no exercício do magistério. Servem para a aprendizagem prática e às vivências formativas que forjam uma mulher particular, a professora primária, como também o pretenso cidadão republicano. Muitas das professoras diplomadas no Curso Normal foram responsáveis pela educação de gerações e para a formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T18:03:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26 | - |
dc.date.available | 2024-01-26T18:03:40Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Condutas femininas | pt_BR |
dc.subject | Professoras primárias - Brasil republicano | pt_BR |
dc.subject | Escola Normal de Natal | pt_BR |
dc.subject | Grupos escolares - Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | Normalistas | pt_BR |
dc.subject | Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | Regimentos escolares | pt_BR |
dc.subject | Jornal a República | pt_BR |
dc.subject | Revista Pedagogium | pt_BR |
dc.subject | Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | História da Educação - Natal - RN | pt_BR |
dc.subject | Feminine conduct | pt_BR |
dc.subject | Primary teachers - republican Brazil | pt_BR |
dc.subject | Natal Normal School | pt_BR |
dc.subject | School groups - Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | Normalists | pt_BR |
dc.subject | Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | School regulations | pt_BR |
dc.subject | Newspaper the Republic | pt_BR |
dc.subject | Pedagogium Magazine | pt_BR |
dc.subject | Public Archive of the State of Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | History of Education - Natal - RN | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Francinaide de Lima. | - |
dc.creator | MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The republican primary school teacher, a reading of feminine behavior. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1101-1108. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A PROFESSORA PRIMÁRIA REPUBLICANA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdf | A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. - Evento II Colóquio Int. de História GT 7 2010 | 93.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.