Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T18:07:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26 | - |
dc.date.available | 2024-01-26T18:07:28Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Diário acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Georges Snyders | pt_BR |
dc.subject | Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN | pt_BR |
dc.subject | Escrita de diário acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Gênero narrativo - diário acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Academic diary | pt_BR |
dc.subject | Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Georges Snyders | pt_BR |
dc.subject | Postgraduate Program in Education - UFRN | pt_BR |
dc.subject | Academic diary writing | pt_BR |
dc.subject | Narrative genre - academic diary | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. | - |
dc.creator | ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. | - |
dc.creator | CRUZ, Edna Maria da. | - |
dc.creator | MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz. | - |
dc.creator | FLOR, Kalline Bezerra da Silva. | - |
dc.creator | MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DA ESCRITA DE UM DIÁRIO ACADÊMICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdf | Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. - Evento II Coloquio Int. de História GT 7 2010 | 95.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.