Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleDescrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135-
dc.date.accessioned2024-01-26T18:07:28Z-
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T18:07:28Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDiário acadêmicopt_BR
dc.subjectAnísio Teixeirapt_BR
dc.subjectGeorges Snyderspt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-Graduação em Educação - UFRNpt_BR
dc.subjectEscrita de diário acadêmicopt_BR
dc.subjectGênero narrativo - diário acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic diarypt_BR
dc.subjectAnísio Teixeirapt_BR
dc.subjectGeorges Snyderspt_BR
dc.subjectPostgraduate Program in Education - UFRNpt_BR
dc.subjectAcademic diary writingpt_BR
dc.subjectNarrative genre - academic diarypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.-
dc.creatorROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.-
dc.creatorCRUZ, Edna Maria da.-
dc.creatorMELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.-
dc.creatorFLOR, Kalline Bezerra da Silva.-
dc.creatorMARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDescription of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DA ESCRITA DE UM DIÁRIO ACADÊMICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfDescrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. - Evento II Coloquio Int. de História GT 7 201095.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.