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Title: Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política.
Other Titles: Report of ecological practices in the Early Childhood Education curriculum and effect on Elementary Education: a policy proposal.
???metadata.dc.creator???: MELO, Maria Joelma Santos de.
Keywords: Práticas ecológicas;Currículo;Educação ambiental;Educação infantil;Creche Municipal Karine da Silva - São José da Mata - Campina Grande - PB;Observação participante;Grupo focal;História e Educação ambiental;História ambiental;Ecological practices;Curriculum;Environmental education;Child education;Karine da Silva Municipal Daycare Center - São José da Mata - Campina Grande - PB;Participant observation;Focus group;History and Environmental Education;Environmental history
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Maria Joelma Santos de. Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1177-1187. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta para pesquisar práticas de Educação Ambiental desenvolvidas, na Educação Infantil, na Creche Municipal Karine da Silva com efeitos no Ensino Fundamental no Distrito de São José da Mata, Campina Grande em 2009 destinase a favorecer a formação de cidadãos sensíveis as questões ambientais e sociais. O objetivo principal deste documento consubstanciou-se em estabelecer referencial orientador, de caráter interdisciplinar a procedimentos seguidos na concepção de currículos diante do Projeto Político Pedagógico. A estratégia proposta para estimar resultados se baseou principalmente na pesquisa qualitativa de caráter documental com nexo para a pesquisa social empírica articulando variadas técnicas, como o estudo documental e descritivo sobre o tema estudado, o trabalho de campo associado observação participante e entrevistas. Com relação á análise geral do estudo possibilitou caracterizar o grupo focal, relatar experiências vividas de projetos educacionais e abstrair da análise temática, percepções da dinâmica educacional contidas em fragmentos de entrevistas e posicionamentos de exalunos, mães e professoras. Dessa maneira, permitindo fazer uma tradução das subjetividades e dos sentimentos, tentando ler nas fontes as motivações, sentimentos, emoções e lógicas de agir e pensar sobre a vivência da educação ambiental a favor da conservação do remanescente florestal que apresenta espécies flora da Mata Atlântica e da Caatinga, que inicialmente ocupava 100 hectares e esta reduzida a 14 hectares. Este é provavelmente o último remanescente de vegetação arbórea de transição entre o Agreste da Borborema e o Cariri Paraibano. A “leitura” dos enfoques favoreceu a concepção da prática da Educação Ambiental na Educação Infantil com efeito estendido para series posteriores, que os espaços promoveram a construção repertórios heterogêneos de conhecimentos, e que as crianças que participaram dos projetos são sensíveis às questões ambientais, apresentando perfil de cidadãos preocupados e engajados com a sustentabilidade da natureza desde suas infâncias. O meio ambiente é um sistema aberto e interdependente que recebe e exporta energia e que tem sido severamente impactado a níveis irreversíveis. Portanto, a problemática ambiental é um fato que deve ser refletido diariamente, com discussões sobre a necessidade de mudança de percepção, hábito e comportamento de todos os cidadãos e cidadãs diante da relação com a natureza. A proposta para relatar práticas de Educação Ambiental trabalhadas na Educação Infantil e analisar seus reflexos no Ensino Fundamental constitui alternativa viável para promover a formação de sujeitos sensíveis à causa ambientalista, cônscios de que exercer a cidadania diante do progresso é privilégio, direito e dever de todos.
Keywords: Práticas ecológicas
Currículo
Educação ambiental
Educação infantil
Creche Municipal Karine da Silva - São José da Mata - Campina Grande - PB
Observação participante
Grupo focal
História e Educação ambiental
História ambiental
Ecological practices
Curriculum
Environmental education
Child education
Karine da Silva Municipal Daycare Center - São José da Mata - Campina Grande - PB
Participant observation
Focus group
History and Environmental Education
Environmental history
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138
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RELATO DE PRÁTICAS ECOLOGICAS NO CURRICULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfRelato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. Evento II Colóquio Int. de História GT 7 2010479.82 kBAdobe PDFView/Open


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