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dc.description.resumoA proposta para pesquisar práticas de Educação Ambiental desenvolvidas, na Educação Infantil, na Creche Municipal Karine da Silva com efeitos no Ensino Fundamental no Distrito de São José da Mata, Campina Grande em 2009 destinase a favorecer a formação de cidadãos sensíveis as questões ambientais e sociais. O objetivo principal deste documento consubstanciou-se em estabelecer referencial orientador, de caráter interdisciplinar a procedimentos seguidos na concepção de currículos diante do Projeto Político Pedagógico. A estratégia proposta para estimar resultados se baseou principalmente na pesquisa qualitativa de caráter documental com nexo para a pesquisa social empírica articulando variadas técnicas, como o estudo documental e descritivo sobre o tema estudado, o trabalho de campo associado observação participante e entrevistas. Com relação á análise geral do estudo possibilitou caracterizar o grupo focal, relatar experiências vividas de projetos educacionais e abstrair da análise temática, percepções da dinâmica educacional contidas em fragmentos de entrevistas e posicionamentos de exalunos, mães e professoras. Dessa maneira, permitindo fazer uma tradução das subjetividades e dos sentimentos, tentando ler nas fontes as motivações, sentimentos, emoções e lógicas de agir e pensar sobre a vivência da educação ambiental a favor da conservação do remanescente florestal que apresenta espécies flora da Mata Atlântica e da Caatinga, que inicialmente ocupava 100 hectares e esta reduzida a 14 hectares. Este é provavelmente o último remanescente de vegetação arbórea de transição entre o Agreste da Borborema e o Cariri Paraibano. A “leitura” dos enfoques favoreceu a concepção da prática da Educação Ambiental na Educação Infantil com efeito estendido para series posteriores, que os espaços promoveram a construção repertórios heterogêneos de conhecimentos, e que as crianças que participaram dos projetos são sensíveis às questões ambientais, apresentando perfil de cidadãos preocupados e engajados com a sustentabilidade da natureza desde suas infâncias. O meio ambiente é um sistema aberto e interdependente que recebe e exporta energia e que tem sido severamente impactado a níveis irreversíveis. Portanto, a problemática ambiental é um fato que deve ser refletido diariamente, com discussões sobre a necessidade de mudança de percepção, hábito e comportamento de todos os cidadãos e cidadãs diante da relação com a natureza. A proposta para relatar práticas de Educação Ambiental trabalhadas na Educação Infantil e analisar seus reflexos no Ensino Fundamental constitui alternativa viável para promover a formação de sujeitos sensíveis à causa ambientalista, cônscios de que exercer a cidadania diante do progresso é privilégio, direito e dever de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleRelato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138-
dc.date.accessioned2024-01-29T10:22:45Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T10:22:45Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPráticas ecológicaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCreche Municipal Karine da Silva - São José da Mata - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectHistória e Educação ambientalpt_BR
dc.subjectHistória ambientalpt_BR
dc.subjectEcological practicespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectKarine da Silva Municipal Daycare Center - São José da Mata - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.subjectFocus grouppt_BR
dc.subjectHistory and Environmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Maria Joelma Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport of ecological practices in the Early Childhood Education curriculum and effect on Elementary Education: a policy proposal.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Maria Joelma Santos de. Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1177-1187. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação.

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RELATO DE PRÁTICAS ECOLOGICAS NO CURRICULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfRelato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. Evento II Colóquio Int. de História GT 7 2010479.82 kBAdobe PDFView/Open


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