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dc.creator.IDSILVA, Rosalva Dias dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9723515450347713pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.advisor1IDLino de Araújo, Denisept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.referee2MELO, Ana Dorziat Barbosa de.-
dc.contributor.referee3RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou três versões de um Projeto de Extensão Universitária que foi desenvolvido através de Curso de Capacitação para Instrutores Surdos. Neste estudo, buscamos saber o que se faz para tornar instrutores surdos professores e que estratégias são oferecidas para prepará-los para a atuação docente. Tivemos como objetivo identificar crenças, saberes e competências que preparam o surdo instrutor para a docência, bem como refletir sobre o conceito de professor que perpassam as atividades de formação desenvolvidas no referido curso. Sendo assim, desenvolvemos uma investigação qualitativa, a partir da qual tentamos descrever e interpretar o cenário, as regras e a dinâmica de um dado grupo social, formado por instrutores surdos e professoras (formadoras) ouvintes, num contexto de sala de aula de um curso de capacitação. Para isso, seguimos um percurso metodológico, que foi constituído por uma entrevista semi-estruturada, aplicada com os instrutores surdos e as formadoras ouvintes; pelos documentos norteadores relacionados ao projeto, em suas três versões; pelo livro Libras em Contexto , adotado como livro didático no curso de capacitação; pelo diário de campo das formadoras, no qual constavam observações; e pelas atividades (exercícios escritos, planos de aula, planos de curso, entre outros) catalogadas pelo projeto. O referencial teórico utilizado contemplou o estudo das crenças, dos saberes e das competências, que permeiam o cenário das pesquisas sobre formação de professores. Esse referencial possibilitou-nos entender o caminho percorrido pelas formadoras durante a capacitação e perceber a influência das crenças nas estratégias que foram oferecidas no processo de formação dos instrutores surdos. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância do estudo metalingüístico da língua de sinais, para a saída de uma condição de usuário para a de especialista e para uma tomada de consciência sobre a reflexão da ação pedagógica. Nossas conclusões apontam a necessidade de se ampliarem espaços de formação para instrutores surdos e sua docência, a fim de que a comunidade surda possa desfrutar de uma educação ampla e de qualidade como as demais comunidades brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFormação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência.pt_BR
dc.date.issued2007-08-
dc.description.abstractIn this research we have analysed three versions of a university extension project which was developed through a qualification course for deaf instructors. In this study, we have attempted to know what is done in order to turn deaf instructors into teachers and what strategies are offered in order to prepare them for the teaching profession. We have aimed at identifying beliefs, notions and the competence which enable a deaf instructor to set out as a professional teacher, as well as reflecting on the teaching concept embedded in the educating activities done in the mentioned course. Thus, we have performed a qualitative investigation through which we attempted to describe and interpret the setting, the rules and the dynamics of a certain social group, composed of deaf instructors and hearer-teachers (educators) in a qualification course classroom. In order to do this, we have established a methodological route containing the following: a semi-structured interview applied to the deaf instructors and the hearer-educators; the orienting documents related to the project, in the three versions; the book Libras em Contexto (Brazilian Sign Language in Context), used as a textbook during the qualification course; the educators field diary containing the observations; and the activities (i.e. written exercises, lesson plans, course plans, among others) catalogued according to the project. The theoretical rationale used comprised the studies about beliefs, notions and competence, all of which permeate the realm of studies regarding teacher education. The theoretical rationale made it possible to understand the route taken by the educators during the qualification course, as well as to perceive the influence of beliefs on the strategies offered during the process of educating deaf instructors. The results of the research pointed at the importance of the metalinguistic study of sign language, as a way to move from the user condition to a specialist one, and the awareness towards reflecting on the pedagogical action. Our conclusion pointed out the need to broaden the spaces for deaf instructors education and their teaching, so that the deaf community can enjoy the same excellent comprehensive education as other Brazilian communities do.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413-
dc.date.accessioned2019-04-10T18:45:15Z-
dc.date.available2019-04-10-
dc.date.available2019-04-10T18:45:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInstrutores Surdos - Capacitaçãopt_BR
dc.subjectAtuação Docentept_BR
dc.subjectDeaf Teachers - Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Experiencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rosalva Dias da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining of trainers: an experience that prepares deaf people for teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, R. D. da. Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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ROSALVA DIAS DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2007.pdfRosalva Dias da Silva - Dissertação (PPGLE) CH 20071.4 MBAdobe PDFView/Open


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