Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoTrata-se de um estudo que buscou identificar a concepção de racismo em crianças de 7-10 anos da Escola Municipal Diogo Dias em Goiana-PE. Os pressupostos de Vygotsky e Piaget sobre a construção da representação mental acerca da realidade nortearam a investigação. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa que se desenvolveu pela observação, e, duas oficinas nas quais as crianças foram convidadas a interpretar imagens das culturas negras e indígenas, músicas e o jogo do complete. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados, propiciando a interpretação da concepção das crianças sobre o racismo. Os resultados mostraram como se processou a construção do conceito de racismo como consciência da realidade e o embotamento desta nas relações. Pôde-se identificar a integralidade da dimensão do conhecimento afetivo e intelectual, o nascimento dos símbolos que o constituiu, as representações e subjetividades conjugadas no texto falado e nas imagens. Identificamos o processo de assimilação-acomodaçãoassociação que formam a constituição das representações mentais, e a complexa trama da construção do conhecimento nas crianças que as tornam aptas a atuarem no mundo para si e para o outro e a assumirem pelo conhecimento a coresponsabilização no seu processo de desenvolvimento interrelacional, de forma crítica e respeitosa à diversidade do conjunto dos povos brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:15:55Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T17:15:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRacismo para as criançaspt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectGoiana-PE - implementação da lei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectConcepção de racismo - criançaspt_BR
dc.subjectEscola Municipal Diogo Dias - Goiana-PEpt_BR
dc.subjectRepresentação mental - racismo - criançaspt_BR
dc.subjectObservação - metodologiapt_BR
dc.subjectRacism for childrenpt_BR
dc.subjectLaw 10,639/2003pt_BR
dc.subjectGoiana-PE - implementation of law 10,639/2003pt_BR
dc.subjectConception of racism - childrenpt_BR
dc.subjectMental representation - racism - childrenpt_BR
dc.subjectObservation - methodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLAGES, Josélia Batista da Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Francinete de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe conception of racism in children aged 7-10 years: a study to implement Law 10.639/03 in the municipal network of Goiana-PE.pt_BR
dc.identifier.citationLAGES, Josélia Batista da Silva; OLIVEIRA, Maria Francinete de. A concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1287-1296. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONCEPÇÃO DE RACISMO EM CRIANÇAS DE 7-10 ANOS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfA concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010163.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.