Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145
Title: | A concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE. |
Other Titles: | The conception of racism in children aged 7-10 years: a study to implement Law 10.639/03 in the municipal network of Goiana-PE. |
???metadata.dc.creator???: | LAGES, Josélia Batista da Silva. OLIVEIRA, Maria Francinete de. |
Keywords: | Racismo para as crianças;Lei 10.639/2003;Goiana-PE - implementação da lei 10.639/2003;Concepção de racismo - crianças;Escola Municipal Diogo Dias - Goiana-PE;Representação mental - racismo - crianças;Observação - metodologia;Racism for children;Law 10,639/2003;Goiana-PE - implementation of law 10,639/2003;Conception of racism - children;Mental representation - racism - children;Observation - methodology |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LAGES, Josélia Batista da Silva; OLIVEIRA, Maria Francinete de. A concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1287-1296. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Trata-se de um estudo que buscou identificar a concepção de racismo em crianças de 7-10 anos da Escola Municipal Diogo Dias em Goiana-PE. Os pressupostos de Vygotsky e Piaget sobre a construção da representação mental acerca da realidade nortearam a investigação. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa que se desenvolveu pela observação, e, duas oficinas nas quais as crianças foram convidadas a interpretar imagens das culturas negras e indígenas, músicas e o jogo do complete. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados, propiciando a interpretação da concepção das crianças sobre o racismo. Os resultados mostraram como se processou a construção do conceito de racismo como consciência da realidade e o embotamento desta nas relações. Pôde-se identificar a integralidade da dimensão do conhecimento afetivo e intelectual, o nascimento dos símbolos que o constituiu, as representações e subjetividades conjugadas no texto falado e nas imagens. Identificamos o processo de assimilação-acomodaçãoassociação que formam a constituição das representações mentais, e a complexa trama da construção do conhecimento nas crianças que as tornam aptas a atuarem no mundo para si e para o outro e a assumirem pelo conhecimento a coresponsabilização no seu processo de desenvolvimento interrelacional, de forma crítica e respeitosa à diversidade do conjunto dos povos brasileiros. |
Keywords: | Racismo para as crianças Lei 10.639/2003 Goiana-PE - implementação da lei 10.639/2003 Concepção de racismo - crianças Escola Municipal Diogo Dias - Goiana-PE Representação mental - racismo - crianças Observação - metodologia Racism for children Law 10,639/2003 Goiana-PE - implementation of law 10,639/2003 Conception of racism - children Mental representation - racism - children Observation - methodology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34145 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CONCEPÇÃO DE RACISMO EM CRIANÇAS DE 7-10 ANOS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | A concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010 | 163.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.