Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34147
Title: | A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil. |
Other Titles: | Sexuality at school: concepts and practices in early childhood education. |
???metadata.dc.creator???: | TAVARES, Djanira Rodrigues. PASSOS, Paulo Márcio Coutinho. ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de. |
Keywords: | Sexualidade na escola;Educação infantil e sexualidade;Orientação sexual - concepções de professores;Professores da educação infantil - concepção de sexualidade;Sexuality at school;Early childhood education and sexuality;Sexual orientation - teachers' conceptions;Early childhood education teachers - conception of sexuality |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TAVARES, Djanira Rodrigues; PASSOS, Paulo Márcio Coutinho; ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de. A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1247-1257. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34147 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa, intitulada de A sexualidade na escola: Concepções e Práticas na Educação Infantil têm como objetivo principal captar o olhar do professor sobre a Orientação Sexual. Esta pesquisa foi realizada numa instituição particular da cidade de Campina Grande-PB, localizada na zona urbana. A amostra dos dados foi constituída por um grupo de quatro professores, sendo 03 do sexo feminino e um do sexo masculino todos graduados em Pedagogia. O estudo foi desenvolvido através de questionário e a análise dos dados ocorreu com fins de investigar como os mestres enfrentam a questão em sala de aula. Chegamos à procriação e do sexo; que possuem pouco embasamento e conhecimento sobre Orientação Sexual; mesmo sabendo da importância do assunto, observa-se que o mesmo não é discutido nem estudado na escola, haja vista os educadores não receberem nenhuma formação ou preparação para trabalhar com as crianças sobre sexualidade. Sabemos que na sociedade esse tema freqüentemente é tratado como assunto proibido e constrangedor. Todavia, hoje em dia, tem estado presente em quase todos os lugares por onde passamos. Embora estejamos no século da informação, da globalização, é incontestável a necessidade do educador trabalhar junto às crianças, auxiliando-os e permitindo que elas desenvolvam sua sexualidade de forma saudável e prazerosa. |
Keywords: | Sexualidade na escola Educação infantil e sexualidade Orientação sexual - concepções de professores Professores da educação infantil - concepção de sexualidade Sexuality at school Early childhood education and sexuality Sexual orientation - teachers' conceptions Early childhood education teachers - conception of sexuality |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34147 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A SEXUALIDADE NA ESCOLA - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010 | 127.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.