Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiagopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800858172207056pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2MELO, Ana Dorziat Barbosa de.-
dc.description.resumoO presente trabalho busca explicar situações de leitura no evento comunicativo prova elaborada para videntes em que, à/ao ledor/a, é atribuído um propósito: dar acesso à PC aquela informação escrita. Enquadrada no paradigma qualitativo de pesquisa com característica de microanálise (MOREIRA; CALEFFE, 2006; DENZIN; LINCOLN, (2006), o trabalho fundamentou-se nas contribuições da sociolinguística interacional (GUMPERZ, 1984; Drew; Heritage, 1992 (apud GARCEZ, 2006); GOFFMAN, 1998; RIBEIRO; GUMPERZ, 1998, TANNEN; WALLAT, 1998), de teorias do letramento (STREET, 1984, BARTON; HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001; MORTATI, 2004), de teorias de leitura (SOARES, 1991; BEZERRA, 1999; KLEIMAN, 1989; 2004a; 2004b; CRUZ, 2004; FULGÊNCIO; LIBERATO, 2003) e teorias de inclusão (CARVALHO, 2000; 2004; CAIADO, 2004; JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004; MANTOAN, 2006). Para dar conta dessas situações de leitura, o trabalho utilizou como dados para análise o registro em áudio e vídeo de nove provas em tinta aplicadas a cinco PC e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis ledores/as e cinco PC no intuito de responder às questões: 1) Quais são os possíveis elementos linguísticos, textuais e conteudísticos do evento prova realizada entre ledor/a/PC? 2) Quais as estratégias de leitura utilizadas pelos/as ledores/as no evento prova junto à PC? e 3) Qual a concepção predominante de leitura/ledor/a para a PC? Respondidas as duas primeiras questões, foram detectadas três categorias de ledores/as em consonância com as estratégias de leitura utilizadas e com as orientações recebidas para o processamento da leitura: 1) conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a das orientações da FUNAD e da intuição; 2) ledor/a conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a de orientações extras; e 3) ledor/a não conhecedor/a do assunto, nem animador/a e seguidor/a de orientações referentes as suas experiências. Apesar da segunda categoria de ledores/as ter sido a que melhor atendeu às PC, ainda entendemos ser tal categoria insuficiente para uma leitura proficiente para PC. De posse da reposta à terceira questão referente ao conceito de leitura/ledor/a, propomos, a partir dos elementos ou práticas de leitura insignificativos à sociedade de videntes e captados nas entrevistas realizadas com os/as ledores/as e as PC, uma ampliação nesse conceito. Disso resultou um conceito de ledor/a como marca de pertença a grupos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
dc.titleO desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC).pt_BR
dc.date.issued2009-04-24-
dc.description.abstractThe present work aims to explain reading situations in the communicative event involving tests prepared for readers who can see, in order to be read to the blind, having the former the purpose to convey the information contained in the event to the latter. Belonging to the qualitative paradigm of research with microanalysis characteristics (MOREIRA and CALEPPE, 2006; DENZIN & LINCOLN, 2006), the study was based on contributions of interactional sociolinguistics (GUMPERZ, 1984; GOFFMAN, 1998; DREW & Heritage, 1992 apud GARCEZ, 2006; RIBEIRO & GUMPEZ, 1998; TANNEN & WALLAT, 1998), literacy theories (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001; MORTATI, 2004), reading theories (BEZERRA, 1999; KLEIMAN, 1989; 2004a; 2004b; FULGÊNCIO & LIBERATO, 2003) and inclusion theories (CARVALHO, 200; 2004; CAIADO, 2004; JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004; MANTOAN, 2006). To cover these reading situations, the study used as analysis data audio and video records of nine tests in ink assigned to five blind students as well as semi-structured interviews with six readers and five blind students, aiming to the following questions: 1) what are the possible linguistic, textual, content-like elements in the testing event conducted between the readers and the blind? 2) What are the reading strategies used by the readers in the testing event with the blind? 3) What is the predominant reading/reader conception towards the blind? Answered the two first questions, three categories of readers were detected according to the reading strategies applied and the instructions received for the reading processing: 1) as an expert in the subject, not as an entertainer, and as someone who just follows the FUNAD’s orientations and his or her own intuitions; 2) as an expert in the subject, as an entertainer, and as someone who just follows extra orientations; 3) and neither as an expert in the subject nor as an entertainer but someone who just follows orientations based on his own experiences only. Despite the second category of readers has been the one that best met the blind’s needs, it does not provide the blind with enough elements for a proficient reading. Based on the answer to the third question concerning the concept of reading and reader, we proposed that this concept be broadened considering the invisible elements related to the reality of readers who can see and that were detected in the interviews involving both the readers and the blind. And this resulted in a concept of reader as the mark of a group.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414-
dc.date.accessioned2019-04-10T19:04:03Z-
dc.date.available2019-04-10-
dc.date.available2019-04-10T19:04:03Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLedorpt_BR
dc.subjectPessoa Cegapt_BR
dc.subjectEstratégia de Leiturapt_BR
dc.subjectEvento Comunicativopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectReading Strategypt_BR
dc.subjectCommunicative Event and Inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe performance of the reader in situations of proof in ink with blind people (PC).pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Z. M. de A. S. O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZULEIDE MARIA DE ARRUDA SANTIAGO GUIMARÃES – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2009.pdfZuleide Maria de Arruda Santiago Guimarães - Dissertação PPGLE CH 20092.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.