Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156
Title: Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje.
Other Titles: Historical evolution and different conceptions of supervisors today.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Josefa Telma.
SÀNCHEZ, Martín Sebastián.
Keywords: Supervisão escolar;Conceito de supervisão - evolução;Supervisão de ensino;Supervisão educacional;School supervision;Supervision concept - evolution;Teaching supervision;Educational supervision
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Josefa Telma; SÀNCHEZ, Martín Sebastián. Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1412-1418. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156
???metadata.dc.description.resumo???: Conceito de Supervisão: Evolução Histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje Este trabalho é um recorte da monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba em 2009, cujo título nomeia este artigo. Teve como objetivo o enfoque do conceito de supervisão, tentando compreender a sua evolução, principalmente, nas últimas três décadas, numa perspectiva inclusiva da função supervisora nas escolas, e, particularmente, com enfoque no trabalho docente das professoras. Sendo Assim, foram postas nos dispositivos textuais consultados, Supervisão de Ensino, que evolui para Supervisão Escolar, e, por fim, para Supervisão Educacional. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A amostra da referida pesquisa se constitui por 07 professoras/supervisoras. A metodologia adotada teve como pressuposto a análise bibliográfica e a história oral acerca das concepções de supervisão das professoras/supervisoras, o que possibilita a compreensão do objeto estudado no contexto histórico no qual ele acontece. A pesquisa teve como base e subsídios teóricos (SPERB, 1978), (PRZYBYLSKI, 1985), (MEC, 1974), (SILVA, 1985), (ALARCÃO, 2001), (ABDALLA, 2007). Estudos que apontam para mudanças na definição do conceito de supervisão durante o período correspondente aos anos 1960-2007. Como resultado, constatou-se que as respostas das informantes convergem com as concepções discutidas pelos/as autores/as aqui apresentados/as. Portanto, destaca-se que o debate sobre a supervisão leva a uma reflexão sobre o olhar da inclusão das supervisoras quanto ao papel a desenvolver no processo educativo.
Keywords: Supervisão escolar
Conceito de supervisão - evolução
Supervisão de ensino
Supervisão educacional
School supervision
Supervision concept - evolution
Teaching supervision
Educational supervision
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E DIVERSAS CONCEPÇÕES DOS(AS) SUPERVISORES(AS) HOJE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfEvolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 201097.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.