Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165
Title: Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente.
Other Titles: Assistive technologies: new technologies in the school context and teacher training.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Edilazir Lopes da.
Keywords: Tecnologias assistivas;Educação especial;Educação inclusiva;Tecnologia e educação inclusiva;Portadores de necessidades especiais em educação;Análise do discurso;Estudos culturais;Assistive technologies;Special education;Inclusive education;Technology and inclusive education;People with special needs in education;Speech analysis;Cultural studies
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Edilazir Lopes da. Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1258-1267. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho concebe a Educação Especial como uma das áreas da Educação que pode ser mais beneficiada com o avanço tecnológico, sobretudo em relação às TICs, utilizadas como Tecnologias Assistivas, e discute implicações em relação à formação do/a professor/a diante desta nova realidade considerando que essas tecnologias, produtos, ou metodologias, permitem desvelar todas as potencialidades de alunos/as com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade no sentido de favorecer aos mesmos uma qualidade de vida como cidadão/ã de direitos. Essas pessoas possuem potencialidades que precisam apenas ser catalisadas como propostas desafiadoras de comunicação, intervenção, ensino e interação social na busca do seu desenvolvimento pleno. A inclusão é uma condição necessária, especialmente no que concerne a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho, onde os portadores de necessidades especiais devem encontram o seu espaço. As Tecnologias Assistivas são exemplos que podem proporcionar este fator de equidade permitindo desenvolver as potencialidades das PNEEs e atenuando a discriminação existente, que provoca algumas restrições no meio familiar, pessoal, escolar e social. A dinâmica do trabalho em relação às Tecnologias Assistivas tem efeito sobre os/as docentes. Fundamentamos a investigação nos estudos culturais e na análise do discurso, pela necessidade de adquirirmos conhecimentos em relação à temática para a identificação da história nos significados textuais e desses significados na história. Elegemos escolas dos primeiros anos do Ensino Fundamental para dar voz aos/as nossos/as interlocutores/as e mapear tensões e conflitos que lhes são peculiares. A relevância atribuída a esta investigação reside no entendimento de que a formação de docentes para o magistério da Educação Básica, no que concerne às Tecnologias Assistivas, além dos conhecimentos específicos para o saber-fazer pedagógico necessita investir na subjetividade para transformar cada docente num trabalhador/a capaz de aprender-a-aprender no seu próprio embate profissional. É necessário uma formação de professores/as e técnicos/as para a Educação Especial que conheça o que são Tecnologias Assistivas e o que realmente é inclusão social de fato, uma vez que o uso de meios potencializados podem minimizar as limitações geradas pela deficiência.
Keywords: Tecnologias assistivas
Educação especial
Educação inclusiva
Tecnologia e educação inclusiva
Portadores de necessidades especiais em educação
Análise do discurso
Estudos culturais
Assistive technologies
Special education
Inclusive education
Technology and inclusive education
People with special needs in education
Speech analysis
Cultural studies
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfTecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 8 2010121.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.