Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoMuito tem se produzido acerca da Educação, se analisam metodologias, problemas, história. Mas poucos são os estudos que repensam a educação a partir de uma vertente de higienização e medicalização do espaço escolar. A prática higiênica escolar não se fez meramente à luz de uma ciência desinteressada e no exclusivo interesse da população que passava pelas escolas, já que a necessidade de atender a condições apropriadas ao desenvolvimento das crianças tinha igualmente em vista justificar a intervenção de vários profissionais que dirigiam orientações e regulamentações às escolas, dentre esses profissionais, o próprio médico. A interrogação sobre a produção social da escola e o lugar a ela conferido na construção de uma ordem civilizada, nos levou a investigar os preceitos médicohigienistas na configuração do padrão moderno de escola. Médicos dos anos oitocentos, no seu sonho de promoverem uma educação que integrasse o físico, o moral e o intelectual, prevenção, a correção e a cura constituíram a base dos argumentos que buscavam criar e impor uma disciplina para a intervenção no corpo. Para medicalizar a sociedade, o caminho pautava-se pela medicalização da educação escolar. No extenso programa de regras para o funcionamento dos colégios, compõem o modelo médico-higiênico francês: Michel Levy e Becquerel. A higiene tornou-se a “arte de civilizar”. Em meio a um conjunto de práticas que o aluno deveria vivenciar cotidianamente estava: a revista do asseio do corpo e das roupas; a revista da escola pelos alunos, num exercício que, aproximando-os das práticas desenvolvidas pelos inspetores sanitários, fazendo com que os alunos praticassem a vigilância sobre o próprio ambiente doméstico. A aquisição dos bons hábitos configurava-se, desse modo, numa obra de disciplinamento, por intermédio do qual se buscava modelar os mínimos gestos da criança, tornando-os automáticos, quase naturais. A higiene no currículo seria um meio de inculcar novos hábitos e costumes à classe escolar e, no plano mais amplo, seria um meio de disseminar determinados valores para um país que alterava suas formas de sociabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleHigienização e medicalização no espaço escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34178-
dc.date.accessioned2024-01-29T20:20:57Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T20:20:57Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHigienização - espaço escolarpt_BR
dc.subjectMedicalização - espaço escolarpt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectPrática higiênica escolarpt_BR
dc.subjectHigienismopt_BR
dc.subjectDiscurso médico higienistapt_BR
dc.subjectHigiene e civilizaçãopt_BR
dc.subjectHygiene - school spacept_BR
dc.subjectMedicalization - school spacept_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.subjectSchool hygiene practicept_BR
dc.subjectHygienept_BR
dc.subjectHygienist medical speechpt_BR
dc.subjectHygiene and civilizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Rosineide Alves de.-
dc.creatorFONTES, Welton Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHygiene and medicalization in the school space.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Higienização e medicalização no espaço escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 09: Práticas e saberes médicos na América Latina: fontes, história e educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1455-1465. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34178pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: Práticas e Saberes Médicos na América Latina: Fontes, História e Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HIGIENIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 9 2010..pdfHigienização e medicalização no espaço escolar. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 9 2010136.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.