Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Não é novidade a condição privilegiada que a mulher ocupa em relação à beleza. Os cartazes publicitários, as capas de revista, a poesia, as manequins, nos lembram disso a toda hora. A mídia, aliada à indústria da beleza, incute cada vez mais na mulher a necessidade de ser permanentemente bela, como se o belo fosse sinônimo de feminino. Para os homens nada de semelhante, visto que o belo não mantém relação direta com a virilidade. O curioso é observar que nem sempre foi assim, a imagem da mulher e sua identificação direta com o belo não passa de um construto histórico-social, que se delineou com a chegada da Modernidade. A partir do século XX, a revolução técnica de produtos voltados para o embelezamento da mulher provocou uma mudança de postura da imprensa feminina em relação às formas de abordagem de seus temas. Neste contexto, as revistas femininas passaram a tratar o corpo como meio de socialização, construindo, para tanto, padrões de beleza. A mídia passou a exercer um papel de coerção intensa, impondo à mulher comum a cópia de símbolos, representados por mulheres famosas e divulgados massivamente na sociedade. A partir dessa nova realidade, faz-se importante rever os métodos de abordagem midiática, para que se possam desvendar os processos históricos e ideológicos que subjaze a essas produções. Neste cenário, o presente trabalho se propõe a analisar as capas da revista Boa Forma, enquanto composições contemporâneas, para demonstrar o quanto dessas produções são construídas sócio e historicamente. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico a análise histórica dos percursos da beleza feminina na sociedade e a análise de conteúdo das capas da revista Boa Forma. Dessa maneira, pôde-se chegar à conclusão de que a mulher é tratada como alvo de consumo dos produtos estéticos, sendo guiadas pela imprensa feminina – que está alicerçada em concepções históricas que perpassaram os séculos – a perseguir padrões de beleza inatingíveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34184 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T19:08:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30 | - |
dc.date.available | 2024-01-30T19:08:00Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Beleza feminina contemporânea - padrão | pt_BR |
dc.subject | Padrão de beleza feminina | pt_BR |
dc.subject | Embelezamento da mulher | pt_BR |
dc.subject | Discurso da beleza feminina | pt_BR |
dc.subject | Imprensa feminina - beleza | pt_BR |
dc.subject | Mídia e beleza feminina | pt_BR |
dc.subject | Revista boa forma | pt_BR |
dc.subject | Análise de capas de revista | pt_BR |
dc.subject | Imprensa feminina | pt_BR |
dc.subject | Comunicação - Revista Boa Forma | pt_BR |
dc.subject | Contemporary feminine beauty - pattern | pt_BR |
dc.subject | Standard of female beauty | pt_BR |
dc.subject | Women's beautification | pt_BR |
dc.subject | Discourse on feminine beauty | pt_BR |
dc.subject | Women's press - beauty | pt_BR |
dc.subject | Media and female beauty | pt_BR |
dc.subject | Good shape magazine | pt_BR |
dc.subject | Magazine cover analysis | pt_BR |
dc.subject | Women's press | pt_BR |
dc.subject | Communication - Boa Forma Magazine | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Fabiana Albuquerque. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The woman dispossessed of herself: historical and social conceptions in the construction of contemporary female beauty standards. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Fabiana Albuquerque. A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1511-1521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34184 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MULHER DESAPOSSADA DE SI - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdf | A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010 | 249.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.