Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Title: “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.
Other Titles: “Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Andrea Cristina.
Keywords: Poesia de cordel e ensino de História;Ensino de História;Cordel e ensino de História;Poesia de cordel;História e Literatura de cordel;Literatura de cordel;Estudos culturais;Cordel poetry and teaching History;Teaching History;Cordel and History teaching;String poetry;Cordel History and Literature;Literature of twine;Cultural studies
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico.
Keywords: Poesia de cordel e ensino de História
Ensino de História
Cordel e ensino de História
Poesia de cordel
História e Literatura de cordel
Literatura de cordel
Estudos culturais
Cordel poetry and teaching History
Teaching History
Cordel and History teaching
String poetry
Cordel History and Literature
Literature of twine
Cultural studies
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESPERTANDO O POETA - A POESIA DE CORDEL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdf“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010119.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.