Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.title“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187-
dc.date.accessioned2024-01-30T19:24:14Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T19:24:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPoesia de cordel e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCordel e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectHistória e Literatura de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCordel poetry and teaching Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCordel and History teachingpt_BR
dc.subjectString poetrypt_BR
dc.subjectCordel History and Literaturept_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Andrea Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESPERTANDO O POETA - A POESIA DE CORDEL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdf“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010119.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.