Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura. | - |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T19:24:14Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30 | - |
dc.date.available | 2024-01-30T19:24:14Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Poesia de cordel e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cordel e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Poesia de cordel | pt_BR |
dc.subject | História e Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Cordel poetry and teaching History | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Cordel and History teaching | pt_BR |
dc.subject | String poetry | pt_BR |
dc.subject | Cordel History and Literature | pt_BR |
dc.subject | Literature of twine | pt_BR |
dc.subject | Cultural studies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARQUES, Andrea Cristina. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESPERTANDO O POETA - A POESIA DE CORDEL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdf | “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010 | 119.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.