Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é a análise das práticas cotidianas metodológicas do ensino de história na sala de aula durante realização do estágio supervisionado I, atentando para o reconhecimento de práticas pedagógicas tradicionais, e efetivar a reinvenção dessas práticas, substituindo-as por possibilidades pedagógicas que envolvam cinema, música, teatro e estudo da semiótica onde haja a produção de debates multiculturais, formação de cidadãos pensantes cientes do seu papel na sociedade atual brasileira bem como privilegiar as várias formas de leitura inclusas na historiografia. Reinventar as práticas pedagógicas tradicionais no ensino de história, ou seja, ampliar os recursos didáticos favorecendo as diferentes leituras dos acontecimentos, objetivando a construção crítica e reflexiva dos alunos tornouse um desafio devido os baixos rendimentos, a evasão, como também a falta de interesse dos alunos durante as aulas de História, que refletem a problemática da utilização de métodos tradicionais arraigados nas práticas de alguns professores de História, os quais insistem em trabalhar memorizações, repetições, monólogos a cerca de verdades absolutas imutáveis aptas apenas para transmissão; tornando a disciplina cansativa, enfadonha, improdutiva. Introduzir nas aulas de Histórias uma didática que esteja em consonância com a realidade do alunado, aproveitando seus conhecimentos prévios, privilegiando a interação entre professor e aluno, troca de experiências, debates; utilizar recursos tais como cinema, literatura, documentários, jornais e teatro consistem o objetivo principal deste projeto tendo em vista a relevância da implantação destes procedimentos que favorecem não somente a assimilação dos conteúdos, mas que, sobretudo haja o entendimento dos acontecimentos da sociedade vivenciada pelos alunos e que os mesmos obtenham consciência do seu papel de cidadão aprendendo a interagir e situar-se na mesma. Os alunos serão os maiores beneficiários com o objetivo do projeto uma vez que a substituição das práticas tradicionais pelas contribuições do ensino de História reflexivo, questionador e crítico acarreta na formação do senso crítico dos alunos conseqüentemente torna possível o posicionamento ativo diante os conteúdos didáticos bem como da sociedade, havendo também o reconhecimento entre a relação direta entre ambos. A proposta do projeto implica no combate às inflexibilidades do currículo, do professor “togado” e do saber sistematizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePor uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34195-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:12:45Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T20:12:45Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em Históriapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectPráticas metodológicas - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectReinvenção de práticas pedagógicas - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDidática - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectSupervised internship in Historypt_BR
dc.subjectPedagogical practices - teaching Historypt_BR
dc.subjectMethodological practices - History teachingpt_BR
dc.subjectReinvention of pedagogical practices - History teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resources - History teachingpt_BR
dc.subjectDidactics - History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOUVEIA, Liana Vieira da Rocha.-
dc.creatorOLIVEIRA, Josenilda Sales de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFor a reinvention of traditional pedagogical practices in History teaching.pt_BR
dc.identifier.citationGOUVEIA, Liana Vieira da Rocha; OLIVEIRA, Josenilda Sales de. Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1610-1616. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34195pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POR UMA REINVENÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 10 2010.pdfPor uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 10 2010117.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.