Grupo de Trabalho 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Collection home page

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Coordenadoras do GT 15:

Keila Queiroz e Silva

Zélia Maria de Arruda Santiago

“Não podemos deixar a história se calar”! Esse discurso não é de um historiador, mas de um narrador Abel, morador da cidade de Assunção, situada no cariri paraibano, este contador de histórias é dotado de um sentimento de historicidade contagiante e pulsante! D. Iracema, ex-moradora do bairro São José em João Pessoa, em suas narrativas desmistificou a crença popular de que Lúcia Braga é a mãe do bairro, a fundadora daquela cartografia. Ao narrar a história da ocupação daquele espaço, a sua liderança se confirma em papéis sociais públicos e privados assumidos na comunidade, tais como: parteira, rezadeira, militante política, bem como todos os membros de sua família. O trabalho com as narrativas orais é sem dúvida um percurso metodológico que nos coloca face a face com a história vista de baixo e com as astúcias e artes de fazer dos sujeitos ordinários (CERTEAU:1994). O pulsar diário dos corpos marginais em sua localidade dá sentido ao trabalho do historiador, uma vez que dá visibilidade aos enredos experienciais humanos que se encontram nos escombros da cidade. Os mitos fundadores que reproduzem a leitura apologética dos heróis nacionais são desconstruídos, quando na condição de pesquisadores rompemos a nossa identificação com a cultura grafocêntrica e investimos em um processo de descolonização simbólica através do diálogo entre a história e a memória, entre os cientistas e os populares. O trabalho com a história local através dos narradores é uma proposta de Educação Patrimonial que possibilita o reconhecimento das memórias coletivas com toda a sua pluralidade sígnica, possibilitando o protagonismo de todos os atores sociais. As nossas identidades de historiadores têm sido redefinidas a partir das reflexões teórico-metodológicas no campo da Nova História, tanto no que diz respeito ao ofício de professor, quanto no concernente ao ofício de pesquisador e autor. O reconhecimento da subjetividade do conhecimento histórico e a suspeição do desejo de verdade herdado dos positivistas tem flexibilizado as nossas discursividades e nos convidado à vivência de diálogos simétricos entre os narradores e os historiadores, entre fatos e representações, percebendo a escrita da história com um devir relacional.

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2010Narrar histórias, tecer trajetórias: reflexões sobre História, Memória e Oralidade.CEBALLOS, Viviane Gomes de.
2010Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista.DINIZ, Maria das Graças dos Santos.; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
2010Mulheres, História, Trabalho e Fotografia.FIGUEIREDO, Maria Aparecida Barbosa de.
2010Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA.SILVA, Luana Oliveira da.; SILVA, Maria do Livramento.; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
2010Memória, História vista de baixo e História oral: uma relação.MENDONÇA, Juliana Barros.
2010Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.MARIAS, Andreza Paulo.; LIMA, Sandra Barbosa Barros.; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
2010Memória de uma comunidade interiorana: o instituto histórico de Cajazeiras (PB).OLIVEIRA, Mariana Willendorff da Costa.; FERREIRA, Francisca Edna Cláudia.
2010Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade.ROLIM, Eliana de Souza.
2010Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas.BATISTA, Samara Tavares.; ALVES, Samara Marques Dias.
2010Memória e História local: a barragem e a diáspora de São Rafael/RN nas narrativas dos trabalhadores rurais.SANTOS, Jovelina Silva.
2010Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.; SILVA, Ulisses Batista da.; MELO, Maria do Carmo Barbosa.
2010Leitura como patrimônio cultural e nomeação de Ledor/A1 para pessoa cega (PC): uma postura crítica.GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
2010Histórias de vida e identidades etárias: relativizando papéis sociais.SOUSA, Valdirene Pereira de.
2010Alfabetização com pessoas idosas: biograficidades da fala interacional.SANTIAGO, Zélia Maria Arruda.
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