Juciene Ricarte Apolinário
A história vinculada à temática indígena representa vivências, práticas culturais e sociabilidades em que se construiu e se constrói espaços de conflitos, negociações, mestiçagens e práticas políticas destes povos ao longo da história do Brasil. Na história recente, foi sancionada pelo presidente da República a lei 11.645/08 que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a lei 10.639/03 que previa a inclusão da temática afro-brasileira nos conteúdos curriculares da rede de ensino brasileira. Esta nova lei suscita as discussões da história e da cultura indígena nos currículos do ensino fundamental e médio de toda a rede de ensino pública e privada do país. Desta forma, este grupo de trabalho abre um leque de possibilidades de discussões entre estudiosos que valorizam a temática indígena na perspectiva da história, do ensino e da educação, assim como as relações políticas e simbólicas estabelecidas pelo conjunto da sociedade brasileira com os povos indígenas.
Issue Date | Title | Author(s) |
---|---|---|
2010 | Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. | NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. |
2010 | A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. | CUNHA, Robério Davi Borges. |
2010 | Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. | RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.; SANTOS, Juvandi de Souza. |
2010 | História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. | DEMETRIO, Everton. |
2010 | Lutas e “acomodações” políticas entre indígenas, moradores e religiosos no processo de missionização das aldeias às margens do rio Paraíba do Norte. | MEIRA, Jean Paul Gouveia.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
Discover
- 5 2010